A hora de tirar a fralda… reflexões

20.08.2013 – Será que chegou a hora de tirar a fralda?? Nenhum bebê precisa ser ensinado a fazer xixi e coco, faz parte do funcionamento fisiológico. O que é preciso aprender é quando e onde fazer. E isso depende de vários fatores. As crianças, como todas as outras pessoas, são seres psicossomáticos, por isso, é preciso considerá-las em seus aspectos psíquicos e em seus aspectos somáticos.

Quando um bebê nasce, tem um controle motor incipiente, diz-se que ele é “molinho”, falta o tônus que virá com o desenvolvimento. Primeiro sustenta a cabecinha, podendo virá-la para onde um estímulo se apresentar e isso amplia seu mundo consideravelmente. Aos poucos ganha o controle de seus bracinhos, senta, engatinha e, depois, anda. Essa trajetória nos indica que os ganhos são sucessivos, naturais e que não podemos atropelá-los.

bebe dormindo bebe brincando2 bebe sentado

Ao adquirir o domínio da marcha, conseguiu coordenar a capacidade motora e o equilíbrio e já pode ir em busca do que quer e logo voltar para a mamãe.

A hora de tirar a fralda

Nesse tempo, ainda está de fralda, pois deixar de usá-la envolve aspectos muito complexos. Se nos detivermos apenas nos aspectos somáticos, para usar o peniquinho, o bebê precisa ter condições de sentar e de manter-se sentado. Para isso, necessita equilíbrio e controle motor, pois, ao mesmo tempo em que mantém as pernas mais ou menos imóveis, precisa movimentar uma musculatura fina que age sobre os esfíncteres, abrindo-os e fechando-os, o que é uma façanha considerável. Françoise Dolto nos ensina que, quando uma criança pode descer uma escada, já tem possibilidades fisiológicas de controlar seus esfíncteres.

A hora de tirar a fralda

Por outro lado, desde que nasce, o bebê é convencido, especialmente pela mãe, de que é o mais lindo do mundo, o mais esperto, o mais capaz e que, de certo modo, pode fazer o que quiser, pois afinal é ”Sua majestade o bebê”. No início, ele precisa disso, pois é tão vulnerável e frágil, que só acreditando no contrário para ir em frente. Com um ano e meio, dois, ele está convencido de que é todo poderoso. E aí, vem a mamãe e diz: “Não, não pode fazer xixi aí, é no peniquinho!”. Para o bebê, deve soar estranho e, talvez, pense: “Ué, eu posso fazer tudo o que eu quero, onde eu quero, por que tem que ser onde a mamãe quer?”. E aí vem as diferenças individuais de cada bebê e o momento do desenvolvimento em que o início desse treinamento está acontecendo. Há bebês que aceitam com maior facilidade e tentam atender o pedido da mãe, outros ficam mais arredios e se opõem tenazmente. Afinal, se trata de algo precioso produzido na barriguinha deles que é intolerável separar-se.

O bebê se vê capaz de controlar a marcha, talvez possa controlar a mamãe com o coco: tanto pode ser um presente, como um objeto de barganha. Estou feliz com a mamãe, vou fazer coco onde ela quer. Estou aborrecido com a mamãe não vou atender ao seu pedido: “Faz, filhinho(a)!. Não faço!” E pode se suceder um período de prisão de ventre. Ao invés de soltar e “fazer”, prende o coco. O mesmo uso pode ser feito do xixi. O fato é que esses movimentos fisiológicos sempre estão carregados de emoções de amor e de raiva.

Mas, assim como tem as características do bebê, também tem as da mãe e dos demais cuidadores que se ocupam da criança. Paciência e tolerância são fundamentais.

A hora de tirar a fralda

Atitudes de irritação e de nojo em relação às produções do bebê são mal toleradas por ele. Requer um enorme esforço aceitar que uma parte sua vai se desprender dele e vai para longe, por isso o “Tchau, coco!” quando vai para a privada, é muito bem-vindo. Não é fácil para a criança, essa aprendizagem necessita de tempo, há idas e vindas, parece que conseguiu e dá uma escapada, é assim mesmo. Até porque, durante esse processo, a vida segue com suas agruras e delícias: perdas, trocas, nascimento de irmãozinhos, alterações de saúde, férias, volta ao trabalho, variações climáticas… tudo isso interfere na manutenção de aprendizagens alcançadas.

 

Autora: Maria Nurymar Brandão Benetti

placa-colunista-conversando-com-familia-s-contato

 

Você pode gostar de ler: E começa mais uma fase, o desfralde e Meu filho está gaguejando, o que fazer?

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1936 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tamb?m

Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Toto4d Toto4d Paito Hk
ts77casino
Taruhan Bola
slot bola
bola slot
Toto Slot
Situs Slot Online
Toto Slot
Toto Slot
situs slot online
situs toto
slot bola
slot bola
Toto Slot
slot88 gacor
toto slot
Toto Slot
slot gacor
Slot Toto
situs toto
Agen Slot Toto
Slot Demo
Toto Slot
Situs Toto
situs toto
toto gacor
Slot Online
slot qris
situs toto
https://himmahnw.id/
slot pulsa
situs toto
slot toto
slot gacor
paito togel login
scatter hitam
situs slot online
situs slot online
pg soft mahjong 2
asia toto slot Toto Slot Gacor Akun Toto Akun Toto Toto Slot Akun Toto Akun Toto Akun Toto Akun Toto Akun Toto Situs Toto Akun Toto Akun Toto Akun Toto
Toto SLot Toto SLot Toto SLot Togel Slot Togel Slot Toto Slot Toto Slot Toto Slot Toto Slot Toto Slot Toto Slot