Sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto
05.03.2014 – Apesar das pesquisas ainda serem inconclusivas, acredita-se que o sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto (para saber os sinais de que está em trabalho de parto, clique aqui). A atividade sexual pode incentivar o trabalho de parto de três formas diferentes. Veja como, abaixo:
Sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto
– O orgasmo pode estimular a atividade uterina;
– A atividade sexual pode estimular a liberação natural de ocitocina (lembrando que é a ocitocina o hormônio responsável pelas contrações uterinas durante o trabalho de parto). Esta liberação não desencadeia trabalho de parto em outras fases da gestação porque o corpo também precisa de receptores para essa ocitocina na quantidade ideal, e estes receptores só existirão em número suficiente no final da gestação;
– A prostaglandina presente no esperma pode amaciar o colo do útero, preparando-o para a dilatação, mas isso só é possÃvel em um colo que já esteja maduro o suficiente e propÃcio a ser trabalhado.
É importante ressaltar que a atividade sexual é contra indicada se a bolsa tiver se rompido devido ao risco de contaminação.
Há também outras medidas que podem ajudar:
Atividade fÃsica
Para estimular o inÃcio das contrações, é necessário mexer a musculatura em volta do útero. Uma das coisas que a gestante pode fazer é se manter ativa. A atividade deve sempre ser feita em um ritmo confortável e com orientação do médico.
Aquecer-se
De acordo com a medicina chinesa, para que entremos em trabalho de parto, precisamos estar rodeadas de calor.
Assim, recomenda-se ingerir comida apimentada, uma vez que esta contém uma substância que estimula a produção de endorfina, hormônio que promove o relaxamento e contribui, consequentemente, para a diminuição da liberação de adrenalina. Mas, fique atenta, pois, se não estiver acostumada com pimenta, pode ter azia e irritação no intestino.
Outra maneira de aquecer o corpo são os banhos quentes. Estes promovem  o relaxamento dos músculos. Um banho quente demorado também pode ajudar a mulher a se esquecer das preocupações que podem estar impedindo o trabalho de parto de começar.
Acupuntura
Pode-se, através da acupuntura, estimular pontos responsáveis pelo desencadeamento do trabalho de parto.
Recomenda-se procurar um profissional acupunturista confiável e que tenha experiência com grávidas.
Você pode gostar de ler:
Como saber se estou em trabalho de parto?
A chegada do irmãozinho…
Dicas de leitura para a gestante
Mitos e verdades sobre o parto normal
Como dar os primeiros banhos no bebê?
Curativo do umbigo do bebê: passo a passo
