Como dar os primeiros banhos no bebê?

17.07.2013

 

Um dos momentos mais tensos que os pais vivenciam nos primeiros dias de vida do bebê é o banho. Muitas dúvidas surgem, como: qual é o melhor horário para o banho, qual a temperatura da água, como segurar o bebê, onde dar o banho, quais produtos usar, entre outras.

Apesar disso, o banho não deve ser encarado como uma tarefa árdua e preocupante, muito pelo contrário, é um momento de maior aproximação e de carinho com o bebê.

O banho deve ser dado todos os dias, pelo menos uma vez, num horário em que a temperatura esteja mais quente. Nos dias de calor, poderá ser repetido. O local de escolha para realizá-lo não deve ter correntezas de ar para que o bebê não sinta frio ou se resfrie, deve ter espaço suficiente para todo o material necessário e o bebê deve ficar numa altura em que seja confortável para quem for banhá-lo.

É natural que o bebê chore bastante nos primeiros banhos, pois ele ainda sente-se inseguro, com o passar dos dias ele irá se acostumar.

Para ajudá-los nesta “super missão”, preparei um guia passo-a-passo com o que vocês precisam saber para proporcionar um banho gostoso para o seu bebê:

Passo-a-passo do banho:

1. Retire qualquer anel, pulseiras e relógio que esteja usando, mantenha as unhas curtas para não ter perigo de machucar o bebê. Em seguida, lave as mãos antes de efetuar qualquer cuidado;

2. Prepare os materiais, colocando-os próximos ao local de escolha para dar o banho. Os materiais necessários são: banheira previamente limpa com água e sabão; sabonete neutro, de preferência de glicerina; toalha de banho; a roupa que for trocar o bebê e uma fralda; algodão, hastes flexíveis e álcool a 70% para realizar o curativo do umbigo.

Importante: não usar outros produtos, mesmo de linha infantil (talco, loção, xampu, etc.), pois estes poderão irritar a pele do bebê e nunca deixá-lo sozinho no trocador ou na banheira.

3. Coloque cerca de 10 cm de água na banheira;

4. Verifique a temperatura da água com o lado interno do antebraço (a água deverá estar morna). Pode-se também utilizar termômetro próprio para banheira. A temperatura média ideal da água é em torno de 36-37ºC. Nunca acrescentar água quente ou fria quando o bebê já estiver na banheira para evitar choques de temperatura. Não colocar sabão ou banho de espuma na água, para que a pele do bebê não resseque;

5. Retire as roupas do bebê, mas mantenha a fralda;

Banho 1

6. Envolva o bebê numa toalha limpa e seca;

Banho 2

7. Lave o rosto começando com os olhinhos, limpe-os com movimentos de dentro para fora;

Banho 3

8. Com a mão aberta, segure a cabeça e o pescoço do bebê e, com o auxílio do antebraço, coloque-o embaixo do braço. Feche os ouvidos com os dedos da mão que alcançar. Passe água no cabelo com a mão desocupada, após, passe sabonete na mão e ensaboe o cabelo da criança com movimentos firmes e circulares. Enxágue a cabeça com a mão em concha. Enxugue com a tolha sem esfregar, só fazendo uma pequena compressão. A cabeça deve ser bem enxuta para evitar o resfriamento do bebê;

   Banho 4 Banho 5 Banho 6

9. Retire a fralda e faça a higiene íntima, se necessário. A limpeza da região deve ser feita com água e algodão;

Banho 7

10. Coloque o bebê na água: primeiro os pezinhos e depois, aos poucos, todo o corpinho. Para isso, passe um de seus braços por baixo dele, dando apoio ao peitinho e ao rostinho do bebê, segurando-o firmemente pela axila. Desse modo, a cabecinha do bebê ficará inteiramente apoiada no antebraço e punho, a outra mão deverá ser espalmada dando apoio adicional ao bebê, consequentemente ele se sentirá seguro. Ao colocar o bebê na água, aguarde alguns segundos até que o bebê relaxe e se sinta à vontade. Só então retire a mão com a qual irá lavá-lo. Com a mão ensaboada, faça uma leve massagem nas costas do bebê e, principalmente, nas nádegas para evitar o aparecimento de assaduras. Enxaguar as costas;

Banho 8 Banho 9 Banho 10

11. Uma vez lavada toda a parte das costas, vire o bebê sobre o mesmo braço que estava segurando. O antebraço agora dará apoio às costas do bebê, segure-o firmemente pela axila. Desse modo, a cabecinha ficará apoiada em seu antebraço e punho. Após sentir firmeza na nova posição, livre uma mão e realize a higiene da parte da frente do corpo, ou seja, com a mão ensaboada faça uma leve massagem em todo o corpo do bebê, começando de cima para baixo. Enxaguar a frente;

Banho 12 Banho 11 Banho 13

12. Retire o bebê da banheira e enrole-o na toalha colocando-o na cama ou trocador;

13. Enxugue o bebê, pressionando a toalha sem esfregar, como na cabeça;

Banho 15 Banho 16 Banho 17

14. Vista o tórax do bebê para aquecê-lo. Depois seque o coto umbilical e os órgãos genitais. Faça o curativo do umbigo aplicando álcool a 70% (falaremos detalhadamente em outro post). Coloque a fralda e vista uma roupa confortável, que deve ser de acordo com o clima. Finalmente, penteie o cabelo do bebê com uma escova de cerdas bem macias.

Banho 18 Banho 19 Banho 20

Banho 21 Banho 22

Pronto, agora é só curtir o seu bebê cheirosinho e limpinho!

Compartilhe a sua experiência de como foram os primeiros banhos de seus filhos contando pra gente aí embaixo.

Você pode gostar de ler: 10 dicas para ter sucesso na amamentação 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1822 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm