DOULAS: mulheres que cuidam

03.06.2013

 

Antigamente, as gestantes e parturientes eram cercadas por outras mulheres experientes da família, as quais as auxiliavam durante todo este ciclo. Com o avanço da medicina, a institucionalização do parto e a assistência nas mãos de uma equipe especializada, as mulheres perderam este apoio psicossocial, surgindo uma lacuna: quem cuida especificamente do bem-estar físico e emocional da mãe que está dando à luz? Esta lacuna vem sendo preenchida pela presença da DOULA.

Mas afinal, o que é doula?

DOULA= palavra de origem grega, cuja tradução em português que mais se assemelha ao seu significado é “mulheres que cuidam”. 

É uma profissional especialmente preparada para dar apoio físico, emocional e afetivo para as famílias antes, durante e após o parto, tendo como objetivo principal a realização de um parto mais seguro, tranquilo, gratificante e de acordo com os seus desejos.

Qual o papel da doula?

Durante a gestação, a doula tem o papel de auxiliar na elaboração do plano de parto, explicar sobre os sinais de trabalho de parto, bem como sua fisiologia, esclarecer dúvidas e dar apoio à família. 

doula 7

No parto, realiza o acompanhamento de todo o trabalho de parto e o parto propriamente dito, adotando medidas não farmacológicas de alívio de dor e que auxiliam na evolução do trabalho de parto, como massagens, exercícios respiratórios, posições facilitadoras, dentre outras.

doula 13 doula 5 doula 1- redimensionada doula 6

E no pós-parto, realiza orientações relacionadas à nova rotina da família, como amamentação, cuidados com o bebê, ritmo do bebê, cólicas, choro, alimentação da mãe.

doula 10 doula 11 doula 12

Mulheres que tiveram doulas em sua gestação, parto e pós-parto:

“Para mim, o acompanhamento da minha doula foi fundamental tanto na gestação quanto no parto. Não só as informações técnicas, mas o apoio psicológico que ela me forneceu fez com que todo esse momento delicado passasse da forma mais natural possivel. Acho muito importante termos ao nosso lado nesse momento uma pessoa fora do ciclo familiar para nos apoiar e que esteja pensando não somente no bem-estar do bebê, mas também no nosso bem-estar!” (Júlia Torello Burt)

“Após ter sido acompanhada por uma doula durante o pré-parto e todo trabalho de parto, é que compreendi a importância de uma profissional ao meu lado, auxiliando na condução desse processo que é fantástico, mas que pode vir acompanhado de momentos de angústia, ansiedade, tensão, falta de segurança de que seremos capazes de concluí-lo com sucesso. A doula, em minha opinião, é um suporte emocional que nos ajuda superar nossas inseguranças com o processo que é inédito e a descobrir nossas próprias forças, que muitas vezes duvidamos que temos!” (Sílvia Delman)

“Ter uma doula ao meu lado foi de extrema importância para mim e para meu marido durante todo processo. Ela nos passou tranquilidade e muita segurança!” (Luciane Fernandes)

blog-materno-maes-amigas-perfil-colunista

 

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1936 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tamb?m