Como cuidar da cicatriz da cesárea?
25.03.2014 – Hoje nós iremos falar sobre como cuidar da cicatriz da cesárea. Mas antes vale ressaltar que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o percentual recomendado de parto cesárea é de 15%. No entanto, o Brasil é um dos recordistas mundiais de cesariana. Quando se trata da melhor maneira do bebê nascer, as autoridades em saúde são unânimes, o parto normal é a melhor opção. Isso porque a cesárea é um procedimento cirúrgico e indicado apenas quando a mãe ou o bebê correm algum risco.
Como cuidar da cicatriz da cesárea
Por ser um procedimento cirúrgico, alguns cuidados especiais serão necessários no pós-parto, um deles são os cuidados com a incisão da cesárea. Assim, hoje, falaremos sobre estes cuidados.
A cicatrização da pele da incisão de uma cesárea leva em torno de 10 a 15 dias. No entanto, até que a cicatriz tenha seu aspecto final e a resistência a trações, é necessário um perÃodo de 12 a 18 meses. Esforços fÃsicos precoces podem levar a aberturas parciais ou até total da cicatriz, chamada de deiscência dos pontos.
Além disso, as cicatrizes internas produzidas durante o procedimento também demoraram meses para cicatrizar.
Geralmente os obstetras utilizam pontos intradérmicos, os mesmos utilizados em cirurgias plásticas, ou pontos simples. Para realização dos pontos intradérmicos, o médico pode utilizar o fio absorvÃvel, não sendo necessário remover os pontos. Em outros casos, a retirada dos pontos costuma acontecer de uma semana a dez dias depois do parto.
Cuidados com o corte da cesárea:Â
– Nos primeiros dias após a cirurgia, procure ficar em repouso.
– Evite ficar em posições que pressionem o abdome, em especial a área onde a incisão foi realizada. É preciso descansar porque longos perÃodos de pé podem fazer seu corte arder.
– Evite sentar-se em sofás e camas muito baixos.
– Também é muito bom ter alguém em casa que cuide da comida e da roupa, para você se concentrar nos primeiros dias da amamentação e na sua recuperação.
– Lave a incisão com água e sabão normalmente durante o banho e seque bem.  Caso haja curativo, troque-o diariamente;
– Evite a exposição da cicatriz ao sol, pois o sol pode predispor a incisão à uma pigmentação (cicatrizes escuras), ou a uma despigmentação (cicatriz mais clara que a pele). Caso não tenha outra opção, use filtro solar ou opte por um biquÃni mais alto ou maiô.
– Não utilize nenhum produto na incisão até que ela esteja completamente cicatrizada, a menos que seja a orientação de seu médico.
– O atrito promovido pela roupa pode prejudicar a cicatriz, podendo levar a um processo inflamatório, sendo este agravado pelo uso de roupas de tecido sintético, podendo ser prevenido utilizando vestimentas de algodão. Em cicatrizes mais recentes de cesárea, recomenda-se o uso de calcinhas de algodão;
– Lembre-se de manter uma dieta equilibrada, pois também ajuda no processo de cicatrização.
Sinais de Alerta:
– Vermelhidão súbita na cicatriz ou na pele ao redor, com ou sem aumento da temperatura local;
– LÃquido vazando do corte;
– Abertura de pontos;
– Febre, mesmo que o corte pareça estar cicatrizando bem.
– Mais tardiamente, a partir de 1 mês, fique atenta a sinais como vermelhidão persistente da cicatriz, aumento do relevo da mesma, endurecimento do tecido embaixo da cicatriz, além de coceira persistente, pois estes fatores podem indicar a evolução para uma cicatriz hipertrófica ou eventualmente até quelóide.
Na presença de qualquer um destes sinais procure imediatamente seu médico.
Com quanto tempo posso voltar às atividades normais?
– É recomendado que você evite dirigir por cerca de um mês, uma vez que as manobras do corpo podem provocar dores, além da possibilidade de uma freada repentina;
– Nas primeiras seis semanas após o parto, é recomendado que não carregue peso. Caso tenha filho(s) mais velho(s), procure segurá-lo quando estiver sentada. O peso do bebê deve ser o máximo permitido para você carregar;
– ExercÃcios fÃsicos intensos devem ser evitados nas seis a oito semanas após o parto;
– A atividade sexual geralmente pode ser retomada em torno de 40 dias após o nascimento do bebê.