Sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto

05.03.2014 – Apesar das pesquisas ainda serem inconclusivas, acredita-se que o sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto (para saber os sinais de que está em trabalho de parto, clique aqui). A atividade sexual pode incentivar o trabalho de parto de três formas diferentes. Veja como, abaixo:

Sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto

Sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto

– O orgasmo pode estimular a atividade uterina;

– A atividade sexual pode estimular a liberação natural de ocitocina (lembrando que é a ocitocina o hormônio responsável pelas contrações uterinas durante o trabalho de parto). Esta liberação não desencadeia trabalho de parto em outras fases da gestação porque o corpo também precisa de receptores para essa ocitocina na quantidade ideal, e estes receptores só existirão em número suficiente no final da gestação;

– A prostaglandina presente no esperma pode amaciar o colo do útero, preparando-o para a dilatação, mas isso só é possível em um colo que já esteja maduro o suficiente e propício a ser trabalhado.

É importante ressaltar que a atividade sexual é contra indicada se a bolsa tiver se rompido devido ao risco de contaminação.

Há também outras medidas que podem ajudar:

Sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto

Atividade física

Para estimular o início das contrações, é necessário mexer a musculatura em volta do útero. Uma das coisas que a gestante pode fazer é se manter ativa. A atividade deve sempre ser feita em um ritmo confortável e com orientação do médico.

 

Sexo no final da gravidez induz o trabalho de parto

Aquecer-se

De acordo com a medicina chinesa, para que entremos em trabalho de parto, precisamos estar rodeadas de calor.

Assim, recomenda-se ingerir comida apimentada, uma vez que esta contém uma substância que estimula a produção de endorfina, hormônio que promove o relaxamento e contribui, consequentemente, para a diminuição da liberação de adrenalina. Mas, fique atenta, pois, se não estiver acostumada com pimenta, pode ter azia e irritação no intestino.

Outra maneira de aquecer o corpo são os banhos quentes. Estes promovem  o relaxamento dos músculos. Um banho quente demorado também pode ajudar a mulher a se esquecer das preocupações que podem estar impedindo o trabalho de parto de começar.

Sexo no final da gravidez induz o trabalho de partoAcupuntura

Pode-se, através da acupuntura, estimular pontos responsáveis pelo desencadeamento do trabalho de parto.

Recomenda-se procurar um profissional acupunturista confiável e que tenha experiência com grávidas.

 

 

Você pode gostar de ler:

Como saber se estou em trabalho de parto?

A chegada do irmãozinho…

Dicas de leitura para a gestante

Mitos e verdades sobre o parto normal

Como dar os primeiros banhos no bebê?

Curativo do umbigo do bebê: passo a passo

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1851 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também