Vamos fazer uma corneta para animar a torcida?
11.06.2014 – Como estão os preparativos para a Copa em sua casa? Ãlbum completo? Camisetas amarelas fora das gavetas e muita pipoca com guaraná para assistir aos jogos com as crianças! Parece que esta torcida está muito silenciosa, então hoje vamos aprender o passo-a-passo de como fazer uma corneta para animar a torcida!
Apesar de todas as discussões sociais e polÃticas que estão acontecendo sobre a realização do evento no Brasil, esta é uma boa época para aproveitar o contexto e ensinar à s crianças sobre a cultura dos paÃses participantes, culinária, costumes, geografia e clima de forma bem divertida.
Como fazer uma corneta?
Os materiais de hoje são bastante simples, mas os adultos vão precisar ajudar as crianças em algumas etapas para manter a segurança dos pequenos.
Vamos precisar de uma garrafa pet, um tubo de papelão (pode ser de papel alumÃnio, papel filme etc.), uma bexiga, durex, tesoura, uma régua, e um prego (atenção somente adultos podem utilizar!). Separe também o que tiver em casa para enfeitar a corneta e deixá-la bem bonita como etiquetas, figurinhas e durex colorido. Tudo pronto?
A primeira coisa a fazer, pelos adultos, é cortar o bocal da garrafa, de forma que ele entre dentro do tubo. Dica, corte aos poucos e vá tentando encaixar o bocal dentro do tubo, ele precisa ficar bem justo, então é melhor cortar um pouco maior e ir cortando aos poucos até chegar no tamanho certo.
Retire o bocal de dentro do tubo e fure-o com a ajuda do prego (ajuda de adultos fundamental neste momento!), medindo cerca de 2 cm de distância de uma das extremidades do tubo.
Depois de furar o tubo de papel, coloque agora o bocal da garrafa, com a abertura “original” virada para fora. Lembrando que o bocal precisa ficar bem justo no tubo.
Agora corte a bexiga, cerca de 2 cm do fundo dela.
Cubra o tubo e o bocal da garrafa esticando a bexiga. Ela precisa também ficar bem esticadinha e não pode tampar o furinho que fizemos com o prego, pois é por ai que vamos soprar nossa corneta!
Ainda com a bexiga bem esticada, passe o durex em volta para vedá-la, apertando bem contra o papelão.
Depois de fixar a bexiga, agora enrole mais durex colorido no tubo para enfeitá-lo. Usar material reciclado é muito legal, mas precisamos deixá-lo bem bonito para ser um brinquedo atraente e prazeroso para a brincadeira.
Neste caso, além do durex, aproveitei algumas etiquetas de bolinha para terminar a decoração. Aproveite o material que tiver em casa para fazer isso, hora de deixar as crianças usarem a criatividade! Está pronta a sua corneta!
Para fazer barulho, sopre no furinho que fizemos. Pode ser que ela não faça som logo de primeira, caso isso aconteça, vá ajustando a posição do bocal dentro do tubo, um pouco mais para frente, um pouco mais para trás, um pouco mais inclinado, até encontrar o encaixe que fará a corneta “barulhar”. Você pode fazer várias cornetas, variando o tamanho do tubo e o tamanho do furo, isso vai fazer com que cada uma delas tenha um som diferente. Preparados?
Então boa Copa e boa diversão!! Até a próxima!