Meu filho tem Síndrome de Asperger

02.04.2014

selo materia mae amiga 

Rosana Leh Dias

Mãe do Rafael (20 anos) e do Matheus (17 anos)

♥ Relata de forma emocionante a sua vida de mãe de um lindo anjinho, diagnosticado aos 9 anos de idade com Síndrome de Asperger, um transtorno do espectro autista

 

Minha realidade é azul.

Quando assisti o filme “Meu filho, meu mundo” eu tinha 13 anos e me lembro bem de ficar triste com a história do menininho loiro que era autista.

Síndrome de AspergerNaquela época, meninas desta idade ainda brincavam de boneca.

E menina não fazia de conta que seu filhinho era um menino down, cego, cadeirante, autista, afinal, em sonhos de menina, filhos são sempre perfeitos.

 

Menina brinca de levar seu boneco ao médico.

Mas ninguém brinca de ir ao médico e ele dizer que seu filhinho não será como as outras crianças, que, apesar de aparentemente saudável, terá dificuldades sociais, comportamentais e de comunicação.

 

Menina brinca de escolinha.

Mas, ninguém brinca da professora dizer que seu filhinho não acompanha as outras crianças, que é para ele ficar em casa em dia de reunião de pais porque nem todos aceitam uma criança como ele. Que as avaliações serão adaptadas à capacidade dele, que alguns professores serão parceiros, mas outros não se importarão. Que na classe, muitas vezes, ele será motivo de brincadeira, mas que, na sua pureza de alma, não entenderá. Que, para ele, escola é lugar de estudo, respeito aos professores e não lugar de conversa e bagunça.

 

Menina brinca de convidar amiguinho do seu filhinho para ficar em casa com ele.

E você espera que façam o mesmo por ele, ou, no mínimo, que os amigos venham, mas eles dão uma desculpa e não aparecem.

 

No nosso mundo de infância, tudo é colorido, tudo é lindo, tudo é sonho e todos são felizes para sempre e nada é realidade.

 

Me tornei adulta e ganhei dois filhinhos de verdade, Rafael e Matheus.

Síndrome de Asperger - Rafael

Rafael hoje tem 20 anos, faz Comunicação Social na Belas Artes, mora sozinho em São Paulo, tem muitos amigos.

É independente, autônomo. Me orgulho.

Rafael é meu boneco de sonho de infância de menina. Todo perfeito!

 

E Matheus?

Síndrome de Asperger - MatheusMatheus é meu boneco de realidade. Lindo e loiro como um anjo azul. E como o menininho, autista. Azul como a cor do autismo por ter maior incidência em meninos.

Foram nove anos de uma busca para descobrir estas palavras: Síndrome de Asperger. Elas me trouxeram uma nova realidade, no entanto, de forma positiva.

Foram muitas consultas, exames, especialistas, dúvidas, lágrimas. Agora nós sabíamos, podíamos ler a respeito, nos informar, direcionar tratamentos, entender. Mas também ajudar, compartilhar, doar, consolar.

 

Por enquanto, Matheus tem 17 anos, é estudante incluso da segunda série do Ensino Médio, no Colégio Sagrado Coração de Jesus. É esforçado, dedicado, empenhado. Me orgulho e muito. Porque, para ele, não é simples, nada é fácil.

 

Matheus é sozinho, perambula pelo pátio no recreio, seu celular não toca, seu e-mail fica vazio, ninguém curte ou compartilha seus posts do Facebook. No dia de passeio, é o último a entrar no ônibus e vai sempre ao lado do coordenador, não vai ao shopping de sexta-feira. Tem apenas uma amiga muito especial de um coração maior que o mundo, Jéssica. Sem ela, ele nunca teria feito um trabalho em grupo, o que aconteceu apenas na 8ª série.

Síndrome de Asperger

Matheus suporta, aguenta, sofre.

E, por ele, suporto, aguento, sofro em dobro.

 

Nos dá lições preciosas de superação, obstinação, força. Tira de nós o melhor de cada um. Nos ensina a ser humilde, tolerante, persistente, paciente. E sou muito grata a ele por isso, muitas vezes não me considero merecedora da sua grandeza.

Todas as alegrias e conquistas são ampliadas ao extremo. A mais simples tarefa, muitas vezes, vem permeada de sentimentos somente permitidos a pais especiais que dão uma dimensão e significado diferentes.

Ele luta diariamente num mundo onde alguns conceitos, como o sarcasmo, a ironia, a maldade, o desprezo não são entendidos por ele. Ele é único e especial. É carinhoso, aperta as pessoas em abraços calorosos e tem um tom de voz que faz achar que está bravo.

 

Por ele, tento fazer do faz de conta de menina, da sua imperfeita, a mais perfeita realidade, mesmo que, para isso, tenha de reinventá-la todos os dias.

 

Com relação ao seu futuro, vamos viver um dia de cada vez.

E, com certeza, ele nos surpreenderá, como sempre fez.

Ser mãe do Rafa e do Matheus é meu melhor presente.

Síndrome de Asperger

Rafael, Rosana, Matheus e Carlos Eduardo

Leia mais sobre a Síndrome de Asperger na página da Rosana no Facebook: Asperger não é Aspargo

E também no seu blog: Asperger, não é Aspargo

Você pode gostar de ler:

Por trás dos olhos de um autista

Livro “Brincar para crescer” ajuda pais e cuidadores de autistas

Meu filho é autista

Saiba se seu filho está se desenvolvendo corretamente

O que é Síndrome de Down?

 

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1936 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tamb?m