Por que meu filho acorda a noite toda?

13.03.2014 – Todos nós acordamos. Bebês, crianças e adultos possuem alguns ciclos de sono todas as noites. Geralmente, nem percebemos quando estes ciclos terminam porque voltamos a dormir automaticamente, mas muitos bebês e crianças não conseguem esse retorno com facilidade.

Mas, por que meu filho acorda a noite toda?

Existem outros motivos? Sim, muitos.

Gostaria de listar alguns desses motivos neste post, ajudar os pais a tomarem medidas que irão ajudar as crianças voltarem ao sono e também mostrar como esses motivos mudam com o passar do tempo.

 

Por que meu filho acorda a noite toda - Mães Amigas

Bebê de 0 a 4 meses

Um bebê de 0 a 4 meses acorda basicamente porque está com fome. Fralda suja, cólica (geralmente até 3 meses de vida) ou com algum outro incômodo como dor de ouvido ou nariz entupido também atrapalham o sono, mas geralmente o bebê volta a dormir rapidamente após ter sua necessidade atendida.

 

Bebê de 4 a 12 meses

Muitos bebês de 4 a 12 meses já não mamam ou diminuem bastante a quantidade de alimento ingerido durante a madrugada. Normalmente nesta idade, os bebês começam a esticar o sono noturno, porém muitos continuam acordando várias vezes.

Por que meu filho acorda a noite toda - Mães Amigas

Nesta fase, isso pode acontecer porque o bebê não dormiu bem durante o dia e está exausto, ou porque foi muito estimulado durante o dia. Crianças que roncam, respiram pela boca ou que têm algum problema respiratório, incômodos como alergias, sinusite, rinite, ou porque ainda não aprenderam a dormir, precisam da ajuda dos pais para voltarem ao sono no final de cada ciclo. Neste último caso, a única solução é incentivar o aprendizado do sono. Deixar os bebês dormirem sozinhos, sem embalar ou nanar pode promover este aprendizado. Pense em dormir como uma necessidade fisiológica que, infelizmente, as crianças não nascem sabendo – elas precisam ser ensinadas.

 

Crianças de 1 a 3 anos

Muitas crianças de 1 a 3 anos ainda não dormem a noite toda. Geralmente, é nesta fase que os pais começam a se preocupar, já que a falta de sono pode trazer consequências ao crescimento e desenvolvimento dos filhos, além do desgaste e necessidade de noites restauradoras para os adultos da família. Primeiramente, os pais devem verificar se a criança tem algum distúrbio de sono, como sonambulismo, terror noturno, pesadelos, apneia etc., e tratá-los quando for necessário.

Por que meu filho acorda a noite toda - Mães Amigas

Descartando distúrbios ou doenças, é extremamente importante que os pais mantenham uma rotina consistente e que ajudem os filhos no aprendizado do sono. Crianças que não tem regras, limites ou que não nunca sabem o que vai acontecer, tornam-se inseguras, não sabem dormir e, consequentemente, acordam e se desesperam a cada ciclo de sono (acordando várias vezes durante a noite).

Além da insegurança, muitas crianças nessa idade passam pelo famoso terrible two (ou adolescência dos bebês) onde a necessidade de poder e atenção dos pais é muito marcante. Mesmo de uma maneira negativa, essa atenção é conseguida facilmente quando a criança acorda gritando durante a madrugada.

 

Por que meu filho acorda a noite toda - Mães Amigas

Deixo claro aqui que não se trata de não acalentar seu bebê, não atender suas necessidades ou não dar carinho. É exatamente o contrário. Seu filho não nasce sabendo dormir e precisa ser ensinado com amor e paciência.

Pense que os pais não podem dormir pelos filhos, mas o ideal é que fiquem ao lado deles enquanto o aprendizado acontece. Compare dormir com andar – seu filho nunca saberá o que fazer se você não colocá-lo no chão.

 

Selo Profissional-4

MiMichele Melão

– Consultora de sono infantil e baby planner certificada pela International Academy of Baby Planner Professionals (IABPP) e International Maternity Institute (IMI)

– Sócia da Maternity Coach (www.maternitycoach.com.br), uma consultoria especializada em diversos serviços para gestantes e bebês

РṂe da Laura (5 anos)

 

 

Você pode gostar de ler:

Meu filho dorme de boca aberta

Bruxismo, ranger os dentes, o que fazer?

O sono do bebê

Dormir com o bebê pode provocar morte súbita

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1818 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também