Incentivando a criatividade infantil
13.08.2019 – Seu filho gosta do faz-de-conta? Gosta de se imaginar em diversos papéis? Você já parou para pensar na criatividade infantil?
A criatividade é um talento importante e que deve ser incentivado desde cedo nas crianças. Ela garante habilidade e felicidade tanto para efeito imediato como para esse futuro adulto.
Pequenas atitudes diárias podem ser realizadas para desenvolver e estimular a criatividade infantil, veja algumas dicas que separamos para você:
- Deixe se sujar
Usar tintas, argila, canetinhas, massa de modelar e papéis são uma ótima forma de exercitar a criatividade. Separe um canto da casa para isso, e deixe a diversão e a sujeira rolar solta com a criança;
- Deixe a criança praticar o “nadismo”
Ensine a criança a aproveitar o tempo livre, ou seja, ficar sem fazer nada. Isso estimula a imaginação e abre espaço para criar histórias, brincadeiras e ideias novas;
- Deixa que encontre as próprias respostas
Em um desenho por exemplo, qual o problema da criança pintar a grama de azul? Se ela te perguntar, devolva a pergunta falando sobre o que ela acha de ter a grama azul. Não diga a criança que ela está errada, no processo criativo não existe resposta certa.Â
- Incentive hobbies
Deixe a criança se aproximar de atividades que mais gosta, isso estimula ela a aprender, experimentar e descobrir coisas novas. Isso motiva e dá animação para que ela possa se desenvolver.
- Motive o processo criativo
“Em um ambiente livre de ameaças, onde a curiosidade e a criatividade sejam estimuladas, a criança age com confiança e, conseqüentemente, a aprendizagem acontece; é necessário que ela sinta que pode confiar… A motivação é determinante para o comportamento das pessoas e, por conseguinte, do comportamento criativo”, segundo doutorado da pedagoga e doutora em Educação Ana Cristina Fagundes Schirmer.
De acordo com a doutora as atitudes criativas levam à autoconfiança, pelo estÃmulo ao desenvolvimento de aptidões e conhecimento das caracterÃsticas e limitações pessoais.
Por isso deixe a criança exercitar sua criatividade e permita que ela seja curiosa, resolva problemas e se comporte socialmente da forma que ela aprende com você, com o exemplo.
Confira também:
A importância do ócio para as crianças