Como contar uma história?!
13.08.2013 – A contação de histórias é uma maneira importante para estimular a leitura, desenvolver a linguagem, despertar o senso crítico e desenvolver a criatividade da criança. Saber como contar uma história vai envolver as crianças, dar asas à imaginação, despertar emoções e transportar as crianças para o mundo do faz de conta.
Hoje, o contador de histórias é um profissional, que frequenta espaços culturais, livrarias, teatros, com o objetivo de entreter e divertir, além de, naturalmente, ensinar.
Há cursos para contadores de histórias, empresas especializadas e também livros, que podem dar os primeiros passos para quem deseja desenvolver essa arte, seja para os filhos em casa ou os alunos na escola.
E quem quiser incrementar um pouquinho, os dedoches são ideais para desinibir quem ainda não domina a técnica 😉
Livros para aprender a arte da contação de histórias
Técnicas de Contar Histórias – Um Guia para Desenvolver as Suas Habilidades e Obter Sucesso na Apresentação de uma História
De Vânia Dohme – Editora Vozes
Um livro de inestimável valor e utilidade para contadores de histórias profissionais ou semiprofissionais e também “amadores” como pais, avôs, professores, educadores (que, no fundo, todos nós, que vivemos em contato com crianças e jovenzinhos, somos) – e até curiosos e interessados em geral.
Contar Histórias – Uma Arte Sem Idade
De Betty Coelho – Editora Ática
Este livro mostra que, para contar uma história, é necessário planejar o que se vai contar, saber para quem e de que modo vai contar. Funciona como um plano de narrativa, um roteiro para auxiliar aqueles que desejam se tornar praticantes da arte de contar histórias e ainda não descobriram por onde começar.
Como contar histórias usando sons
De Silvio Costta – Editora Mundo Mirim
Neste livro, o autor Silvio Costta dá dicas de como criar histórias por meio de improvisos, uso de onomatopeias e outros recursos sonoros. O livro oferece exercícios para serem desenvolvidos de modo individual ou em grupo. Quem quiser ‘escutar’ os sons dessas páginas, descobrirá que é possível contar histórias de um jeito diferente.
Você pode gostar de ler: Tem leitor novo nessa casa!
