Dedoches, use-os para contar histórias!
06.06.2013
Vocês já ouviram falar em dedoches?
Podemos considerar que os dedoches são fantoches de dedos e são ótimos recursos para tornar as histórias contadas pelos pais mais divertidas e interessantes.
Além de chamar a atenção pelas cores e o movimento das mãos, eles conseguem distrair e fazer com que as crianças pensem em como aquele pequeno personagem pode fazer parte de uma grande história. Os dedoches estimulam a memória e o raciocÃnio, eles ilustram e dão mais vida à s histórias.
Qualquer personagem pode ser criado e uma história conhecida pode ser recontada com o auxÃlio do dedoche ou pode ser criada uma nova história, de acordo com o que tiver em mãos.
Para ficar mais divertido, o dedoche pode ser usado como um teatrinho de sombras (coloque os dedoches e com auxÃlio de uma lanterna projete em uma parede), as crianças vão curtir demais essa novidade. E os maiorzinhos podem confeccionar sozinhos os personagens e partir para uma contação mais elaborada.
Para a confecção dos dedoches você pode utilizar vários materiais:
Em um pedaço de feltro/tecido, contorne seu dedo, deixando uma margem de 1 cm. Recorte dois pedaços nesse formato e costure-os. Decore com tinta para tecido e pedaços de feltro colorido fixados com cola quente.
EVA
Recorte um pedaço de borracha EVA suficiente para envolver seu dedo. Junte as pontas
com cola quente. Decore com outros pedaços de EVA e desenhos feitos com caneta.
Papel
Recorte uma foto ou desenho. Mantenha uma base para fazer uma tirinha que passe nos seus dedos (como nessa foto ao lado).
Para quem não tem muita intimidade com colas e tesouras, tem a opção dos livros que vem com os dedoches, prático, fácil e muito divertido também!
Além de ser uma forma muito legal de inserir a leitura no dia a dia das crianças, as peças também ajudam a estimular a imaginação e a criatividade dos nossos filhos.
Os livros com dedoches são encontrados nas livrarias e pela internet; os dedoches em vários materiais são encontrados nas feiras de artesanato e em lojas de brinquedos educativos.
Leia também “Hora do banho é hora de brincar… de ler!”