Tem leitor novo nessa casa!

29.04.2013

B-A-L-A  bala

V-I-V-O  vivo

M-A-C-à maçã? Sim filha, é maçã, mas o C é o cedilha! Olha a “minhoquinha” embaixo.

Você que está lendo já passou, está passando ou vai passar por isso um dia.

Sim, encare a realidade, seu bebê tão fofo e indefeso, que até pouco tempo dependia exclusivamente de você, entrou na fase de alfabetização. E parecia mesmo ontem, quando você estava fazendo a adaptação na escolinha com ele!

Assim como você colaborou para que seu filho sentisse muita confiança ao ir para a escola, você também pode ajudar – e muito – nessa fase nova que a criança está vivendo.

Aline Ribeiro, que é professora de Educação Infantil na Escola Brasinha, me respondeu duas questões referentes ao tema:

Qual o papel dos pais na alfabetização dos filhos?

“Na fase de educação infantil a criança cria hábitos que se prolongam por toda a vida; quando é cercada por um lar, por pessoas que a permitam vivenciar e interagir com textos e narrativas variadas no seu cotidiano, a paixão por ler, escrever e descobrir a acompanharão por toda a vida.”

Qual a importância dos livros não didáticos na fase de alfabetização?

“Nessa fase, os livros não didáticos são facilitadores na aprendizagem da leitura e da escrita, pois através deles as crianças desenvolvem a criatividade, a imaginação, se apropriam de repertórios, enriquecem o vocabulário, fazem leitura e interpretação de imagens e ainda diferenciam desenho e escrita.”

Os livros mais indicados para essa etapa, também segundo a “Tia Aline”, são os que fazem uso de rimas e repetição de frases curtas como os de poesia, parlendas e trava-línguas.

Seguindo essa orientação separei alguns livros que serão bem recebidos pelas crianças, pois, além de divertir, ajudarão no aprendizado.

E para vocês, Mamãe e Papai, preparem-se para uma bela noite serem os ouvintes e não os narradores da próxima história!

Agradecimento especial à escola Brasinha e à tia Aline 😉

 

placa-simone

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1828 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Também