Trabalhar fora e ser uma boa mãe
19.11.2013 – Mulheres queridas, trabalhar fora e ser uma boa mãe não é uma tarefa simples. Já estudei muito esse assunto, já entrei em contato com muitas outras mães e já experienciei isso na pele… A dificuldade que a mulher tem em ser uma boa mãe para suas crianças e ainda assim, ser uma profissional competente…
O mais importante desse tema é a mulher se ACHAR boa mãe e SABER que é uma boa profissional. E ficar em paz consigo mesma. Esse é nosso objetivo aqui. Apaziguar o coração.
Pois nos dias de hoje, existe mulher que gosta de ficar em casa e cuidar da cria e de tudo mais que uma casa exige (o que dá sim, muito trabalho!), mas existem mulheres que gostam de trabalhar pra ganhar seu próprio dinheiro.
A mãe que trabalha em casa (home office), tem que ficar de olho em si mesma para “cavar” momentos de interação com a criança. Tirar momentos (mesmo) para efetivamente estar com a criança, brincando de algo ou ensinando algo.
Já a mãe que trabalha fora de casa, pode sentir lá no fundinho, quase que escondidinho, certo sentimento de CULPA de “largar” a cria e não estar dando a devida atenção.
Minha dica de mulher, mãe e psicóloga cheia de amor pela profissão e pela vida é a de que você TEM QUE ESTAR FELIZ!
Esse é o requisito básico da maternidade. Filho gosta de mãe feliz, realizada consigo mesma, com energia, com carinho, dedicação… Maternidade nos ensina a sermos mais assim!
Não é nada fácil conseguir equilibrar tudo isso, mas é “fazível”! Não busque perfeição, pois somos apenas humanas, mas se esforce para fazer seu melhor!
Pera aí, gente! Tive que parar o texto no meio do assunto pra ver a Yasmin que estava chorando… Já voltei. É assim, Mães Amigas… Saber fazer mil coisas ao mesmo tempo e, ainda assim, dividir sua atenção com as “coisinhas” mais lindas desse mundo – nossos pequenos!
O importante na maternidade é você ser você mesma, autêntica, feliz com sua vida, mas com um detalhe que faz toda a diferença: sem nunca machucar ninguém…
Tenha mais tempo de qualidade com seu pequeno, mais do que quantidade de tempo! É preciso dar muito amor, atenção, cuidados… Focar na criança em seu dia-a-dia tanto quanto puder…
E sejam uma família feliz!
Você pode gostar de ler:
“Volta ao trabalho, e agora? – Depoimentos de mães que passaram por essa fase
Sou Mãe e Professora totalmente realizada – Depoimento da Mãe Amiga, Cíntia Martinazzo
E se você trabalha em casa, confira as dicas da mãe e jornalista, Beatriz Zogaib, autora do blog “Mãe da Cabeça aos pés” – Dicas para o Home Office funcionar