SlowKids no parque Burle Marx em São Paulo
21.05.2015 – Em homenagem à Semana Mundial do Brincar, o movimento SlowKids volta a cidade de São Paulo no próximo domingo, 24 de maio, das 14h às 18h, no Parque Burle Marx. Em sua terceira edição, o evento conta com uma programação gratuita, que estimula a desaceleração, o contato com a natureza, a arte, a sustentabilidade e brincadeiras entre os pequenos.
O SlowKids surgiu da união entre a Tatiana Weberman, diretora da agência Respire Cultura e idealizadora do SlowMovie (cinema ao ar livre com piquenique, música e arte), e Juliana Borges, diretora de produção da produtora Maria Farinha Filmes. Juntas, elas pretendem resgatar a importância da arte e da cultura ao ar livre, incentivando brincadeiras criativas ligadas à natureza como forma de desacelerar as crianças desse mundo cheio de tecnologias em que vivemos hoje.
Confira a programação:
Atividades SlowKids
1. Brinca Yoga: através das brincadeiras corporais e da música, as crianças aprendem as técnicas e os valores do yoga. Ele desenvolve a identidade, estimula a expressão corporal, as habilidades psicomotoras e a concentração das crianças. (Atividade para o público infantil e para toda a família.)
2. Cara de Quintal: utilizando caixas de papelão e fitas, as crianças constroem juntas cenários ligados à natureza. Enquanto isso, ocorrem performances musicais, jogos e interações conduzidas pela equipe do evento.
3. Da Horta, Afeto e Cultivo: plantar, cuidar, regar, colher, cozinhar, tomar um pouco de vida faz bem. Porque aqueles temperos, suculentas e ervas não precisam mais ficar no fundo da cozinha. Além de enfeitar e perfurmar a casa, acreditamos que dar um presente que cresce e se transforma com cuidado é simbólico e delicado.
4. Caracóis Urbanos: as crianças viverão a experiência da construção. Para isso, será recuperada a essência da arquitetura, que nasce do instinto de criar espaços de abrigo, seja em resposta a um ambiente hostil, ou simplesmente para sentir-se calmo e protegido.
5. ErêLab: os pequenos usarão a arte para interagir, brincar, crescer, através dos brinquedos ErêLab, que resgatam o tempo e o lugar de brincar nas casas, quintais, praças e espaços públicos das cidades.
6. Troca de brinquedos: as crianças precisam aprender brincando, respeitando seu próprio tempo. Respeito e desapego são princípios dessa oficina livre, orgânica e despretensiosa, pois trocar é mais gostoso que comprar.
7. Lixo não existe (Infinito Circular): uma equipe formada por especialistas irá ensinar as crianças a reaproveitar os materiais e a arte de sucata.
8. Rodas de leitura: leitura sob as árvores com o Coletivo Rodas de Leitura, despertando o prazer pelo ato de ler em ambientes não convencionais.
9. Passeios pela natureza: o Projeto Ser Criança é Natural do Instituto Romã propõe a humanização da natureza através da criança. É uma conexão entre criança e natureza, colocando-os juntos, para brincar, explorar e se descobrir.
10. Vila para Pequenos: a principal ideia por trás da conceitual Mini Banca de Frutas é atrair as crianças pela curiosidade para que usem seus sentidos para uma nova experiência, incentivando de uma maneira lúdica o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis.
Para completar a tarde, uma área com food bikes será instalada no parque: Made in Natural, Bike Café, Açaí Frooty, Dicasa Coalhadas, Pudim a Gosto, Brigaderô, os vinhos dos Los Mendonzitos e Instabike.
Informações
Quando: 24/05 (domingo)
Horário:
– 14h às 18h: oficinas e atividades simultâneas
– 14h às 18h: food bikes
– 16h30 às 17h: show “Música em Família”
– 18h: encerramento
Onde: Parque Burle Marx
Endereço: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 – Vila Andrade – São Paulo – SP
Contato: (11) 3746-7631