Saiba os segredos da receita com berinjela
15.02.2014 – Hoje vou falar de um ingrediente que muitas pessoas gostam, mas nem sempre acertam ao fazê-lo. Mais do que uma receita, o objetivo é desvendar o mistério da receita com berinjela. Nos cursos que dou, esse é um tópico que não pode faltar e já ouvi muitas reclamações de que fica emborrachada, ou amarga, ou ainda sem sabor algum. Mas, hoje os seus problemas vão acabar!
“Um dos Segredos da receita com berinjela é enxergá-la como uma esponja”
Em primeiro lugar, enxergue a berinjela como uma esponja: crua, ela armazena um lÃquido amargo em seus sulcos (o qual deve ser retirado) e, depois, os sulcos se enchem do meio lÃquido em que estiverem inseridos.
Então, antes de começar qualquer preparo, corte o legume e salpique sal e o deixe descansar em uma peneira por, pelo menos, 15 minutos, mas lembre-se que quanto mais tempo ficar em contato com o sal, mais lÃquido vai sair.
Duas dicas importantes
1. Cuidado com a quantidade de sal que vai ser colocado, pois pode salgar o prato no final.
2. Como a berinjela absorve muito lÃquido, se você colocá-la em salmoura (água + sal), ela até perde o amargor, mas vai absorver a água, dificultando os preparos como frituras (por espirrar muito óleo) e também em molhos (por ficar emborrachada e sem sabor).
Depois de fazer a berinjela “chorar”, você pode espremê-la nas mãos ou em papel absorvente para ficar bem sequinha. Se você for fritá-la em imersão, não se esqueça que ela vai absorver o óleo da fritura e vai encharcar. A solução é dar uma leve empanada em farinha de trigo, por exemplo, que vai formar uma camada protetora impedindo a penetração da gordura. Outra saÃda é grelhar o legume com um pouco de azeite.
Seguindo o mesmo conceito, os preparos com molhos fazem com que a berinjela fique borrachuda e até difÃcil de mastigar. Isso porque, ela vai absorver o lÃquido do molho. A solução é gratinar o legume com um pouco de azeite e depois levar ao molho (mesmo que seja a lasanha de berinjela).
Receita de berinjela fácil e deliciosa
Você ama berinjela e gosta de um petisco, aproveite essa receita fácil de berinjela em conserva. Fica deliciosa. Essa receita, depois de pronta pode ficar vários dias em geladeira. Consuma com queijos fortes e torradas.
Corte a berinjela em fatias (pode ser em rodelas ou no comprimento). Salpique o sal e deixe “chorar” por, pelo menos 15 minutos. Esprema o legume para que saia todo o lÃquido dos sulcos.
Em uma frigideira quente (mas não precisa estar fervendo), coloque um fio de azeite e disponha as fatias e deixe grelhar até ficarem douradas. Não precisa ser uma por vez, pode preencher o espaço da frigideira com o máximo que couber. Vire para grelhar o outro lado. Faça isso com todo o legume.
Enquanto as berinjelas vão ficando prontas, disponha as fatias em um refratário formando camadas na seguinte ordem: fatias da berinjela, um pouco de alho ralado, um pouco de sal e uma leve borrifada de vinagre. Você pode colocar orégano, também. Cubra com azeite extra-virgem de boa qualidade. Repita esse procedimento até que todo o legume esteja imerso em azeite. Leve à geladeira e deixe descansar antes de consumir. Quanto mais tempo na conserva, mais saborosa fica a berinjela. Você pode fazer esse prato, seguindo os mesmos passos com a abobrinha, só não precisa fazer chorar. Sirva com torradas, fica uma delÃcia e todos vão adorar!
Espero que gostem e aproveitem as dicas. Se tiver outras receitas, não deixe de compartilhar e se tiver dúvidas, mande para nós.
Berinjela ou Beringela
As duas formas existem na lÃngua portuguesa e estão corretas. A forma correta de escrita da palavra no português do Brasil é berinjela e a forma correta de escrita da palavra no português de Portugal é beringela. A palavra berinjela é um substantivo comum feminino e se refere a uma planta da famÃlia das solâneas ou ao fruto dessa planta, que é comestÃvel, oval, de cor arroxeada por fora e esbranquiçada por dentro.
Saiba mais sobre a origem da palavra, clique aqui.
Beijos e até mais.