Outubro Rosa: informação é nossa aliada

09.10.2019 – Precisamos falar sobre o câncer, a informação é nossa aliada. O outubro rosa têm o objetivo de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama como forma de prevenção.

Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Outubro rosa - Câncer de Mama

Em coletiva de imprensa no dia 30 de setembro, os médicos especialistas da área do Caism falaram sobre o câncer de mama. O principal é a conscientização de que não existe uma única causa e nem um tratamento milagroso para o câncer. “O principal risco é desinformação. O câncer tem várias que, geralmente, são somadas. O tratamento nunca é feito com remédio milagroso, são várias estratégias”, explicou o Dr. Cássio Cardoso Filho, mastologista e docente do Departamento de Tocoginecologia, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Eles deram ainda algumas informações sobre prevenção e controle do câncer de mama:

Para prevenção

– Mantenha uma alimentação saudável e seu peso de acordo com o recomendado, pratique exercícios físico regulares e evite o consumo de bebidas alcoólicas;

– Amamente o seu bebê. A amamentação é considerada uma proteção contra o câncer de mama;

– Atenção à reposição hormonal no climatério e menopausa. Converse com o seu médico sobre a necessidade, dose e tempo de uso.

Para controle

Especialmente para mulheres acima de 50 anos e quem tem casos na família: autoexame é bom e pode ser o início do processo e recomendação é fazer os exames com um médico, pois a mamografia é o caminho ideal para o controle.

Quem tem mais chances de desenvolver o câncer de mama?

Algumas mulheres têm mais chance de desenvolver a doença, como aquelas que:

– tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos de idade e ou menopausa apos os 55 anos;

– tiveram a primeira gravidez com mais de 30 anos;

– nunca tiveram filhos;

– usam ou usaram reposição hormonal por tempo prolongado;

– ingerem bebidas alcoólicas;

– estão acima do peso;

– fizeram tratamento com radiação no tórax (como radioterapia);

– têm casos de câncer de mama e ovário em familiares.

Qual o tratamento?

Existem vários tratamentos disponíveis, o mais indicado depende do tipo de tumor, da fase em que a doença está e também do estado de saúde da mulher. Eles são: cirurgia, radioterapia, quimioterapia, endocrinoterapia, terapias-alvo.

No dia 16 de outubro, um domingo, o Caism promoverá a Caminhada Laço Rosa, na Praça Arautos da Paz, em Campinas. Essa atividade tem o objetivo de mostrar a importância do apoio de familiares e amigos na prevenção, tratamento do câncer e também na recuperação da autoestima das pacientes.

 

Confira também:

“O que eu aprendi com a Micaela, e não com o câncer de mama triplo-negativo”

Alessandra Assumpção

Escrito por: Alessandra Assumpção

Confira os 60 posts publicados pela Alessandra Assumpção

Veja Tamb?m