O professor de nossas vidas

15.10.2019 – Hoje é comemorado o dia dos professores e todas nós temos uma referência que marcou nossa história, que nos ajudou, que nos desafiou para sermos o que hoje somos.

De quem você se lembra com orgulho de ter sido aluno? Qual professor ou professora te mostrou que você tinha vários caminhos e que o seu futuro dependia apenas de você?

Esses são professores que se dedicam a incorporar essa notável incumbência de um tesouro eterno e absolutamente glorioso. Usando palavras trocadas, exercem uma tarefa muito importante diante da sociedade por lidar com a formação de pessoas.

Segundo Mário Sérgio Cortella, professor e filósofo, excelência no ensino e no aprendizado é tudo aquilo que ultrapassa, é tudo aquilo que vai além. A própria palavra excelente significa aquilo que vai além. Portanto, a educação excelente é aquela que faz mais do que a obrigação. Isto é, aquela que tem obrigação como ponto de partida, não como um ponto de chegada. Uma educação excelente é aquela que oferece sólida base científica, formação de cidadania, concepção de solidariedade social… Mas que faz isso de uma maneira que encante, que eleve, que faça com que haja alegria e prazer naquilo, de maneira que se queira mais. Portanto, a excelência é aquela que não tem um ponto de interrupção. Excelência é um horizonte, não é um lugar onde você chega.

Professora e aluna

Em meio às pesquisas, encontramos algumas colocações que fazem muito sentido quando pensamos nos professores, veja se você concorda:

– Um professor deve ser como Charles Chaplin para fazer todos se divertirem e se amarem com pouco ou nenhum recurso tecnológico;

– Deve ser como o filósofo Sócrates para dividir experiências e trocar princípios com total sinceridade e destemor;

– Deve ser como Michelangelo para colorir a vida dos outros com desenhos que vão muito além da tinta e dos maravilhosos traços da criatividade;

– Deve ser como a ingênua imaginação infantil que é capaz de criar castelos e heróis imortais.

O professor sabe que é fundamental conduzir seus alunos e acima de tudo, respeitar o tempo de cada um, compreendendo que ao desenvolvimento humano é constante e contínuo e cada um tem seu ritmo. Você concorda?

Por fim, deixamos nossa singela homenagem para todos os professores e professoras que com dedicação compartilham seus ensinamentos e enxergam o grande potencial que há dentro de cada um de nós!

Fontes de pesquisa: Mário Sérgio Cortella, Administradores, Escola da inteligência, Gabriel Chalita.

Confira também:

10 dicas para estimular crianças a aprenderem fora da escola

Alessandra Assumpção

Escrito por: Alessandra Assumpção

Confira os 60 posts publicados pela Alessandra Assumpção

Veja Tamb?m