O cantinho de estudo ideal

24.02.2015 – O cantinho do estudo é um espaço muito importante para a criança. Com a chegada da escola cada vez mais cedo na vida das crianças, surge a necessidade de repensar na decoração do quartinho que era do bebê e que agora ganha outra função além do descanso, o lugar de se dedicar aos estudos.

É extremamente importante ter esse cantinho do estudo, porque a criança fica mais atenta aos seus deveres, sabe que ali é o momento de se concentrar e estudar.

Dica importante: na bancada de estudo ou próxima a ela, não se deve organizar brinquedos, para que  o foco não seja desviado.

Para bolar um cantinho de estudo eficiente, nem sempre é preciso gastar muito, basta mudar alguns móveis de posição e usar a criatividade. Para a bancada por exemplo, bastam 2 cavaletes e um tampo de vidro ou mesmo de madeira. Os cavaletes você encontra na tok stok ou em lojas como Peg & Faça.

Quer uma bancada de estudo confortável ?

Fique atenta ao tamanho mínimo da bancada, para comportar computador e o espaço para escrever, o ideal é 1,40 L x 0,70 P x 0,78 A.

Sempre é bom ter gavetas para acomodar folhas e lápis de cor, canetinha etc. para que o material esteja sempre à mão.

Abaixo da bancada, pode-se fazer um fundo de madeira removível recuado da parede, como se fosse uma caixa, para esconder os fios, passando-os por trás desse fundo e facilitar a manutenção.

 

  Iluminação:

A bancada deve estar posicionada próxima à janela, de preferência embaixo dela, com a pessoa sentada de frente. Se não houver a disponibilidade  de janelas, optar  por luz artificial, as fluorescentes são as mais indicadas para iluminar o ambiente inteiro.

As luminárias também dão um charme especial para a bancada e são de extrema necessidade. Hoje em dia existem luminárias lindas que usam lâmpadas fluorescentes mais finas.

Fique atenta ao posicionar a luz, tem que ter destacar a mesa, o foco não pode estar nas costas da criança, para não criar sombra.

 

Cadeiras:

Sempre optar por modelos reguláveis, que se adaptam a cada fase do crescimento da criança.

Uma boa cadeira deve oferecer estabilidade, com um acento confortável e com a borda da frente arredondada, para que não pressione as coxas. A altura deve permitir que os pés fiquem confortavelmente apoiados no chão.


 

Veja também:

Decoração de um quarto para dois filhos

Adolescência: hora de mudar a decoração

Cabana Bacana: decoração com cabanas

Quartos lúdicos despertam a fantasia de ser criança

Gisele Golçalves

Escrito por: Gisele Golçalves

Confira os 17 posts publicados pela Gisele Golçalves

Veja Tamb?m