Meu filho gosta de lavar louça e arrumar a casa
CÃntia Martinazzo
Mãe do Luca, 6 anos
“Um dia Luca me pediu para lavar o banheiro, dei a esponja e detergente e falei: divirta-se”
Meu filho gosta de lavar louça e arrumar a casa
Luca é um menino que foi para a escola desde os 4 meses e meio e desde que começou a engatinhar foi estimulado a guardar os brinquedos tanto em casa quanto no berçário. Nunca tivemos dificuldades com isso, para ele já virou hábito brincar e guardar, e se por ventura deixa algo jogado pela casa já sabe o fim: LIXO (a menos mãe rsrsrsrsr).
Uma coisa que acho super bacana em meu filho é que quando ele vai na casa de alguém brincar com algum amiguinho sempre tem a iniciativa de ajudar a guardar os brinquedos na hora de ir embora.
Conforme ele foi crescendo sempre pedia para me ajudar e eu fui dando tarefas nas quais sabia que ele era capaz de fazer. Ele começou a arrumar a mesa do jantar, e isso foi ficando como uma responsabilidade dele todas as noites. Quando terminamos e colocamos os pratos na pia ele tem a função de arrumar a mesa novamente.
Um dia Luca me pediu para lavar o banheiro, dei a esponja e detergente e falei: divirta-se kkkkk. Ficou uns 40 minutos no esfrega daqui, esfrega dali, depois reforcei com água sanitária, enxaguei e sequei. Quando estou muito atarefada sempre peço para ele lavar e quando ele está de bom humor sempre ajuda.
Certo dia me pediu para lavar a louça e a princÃpio fiquei preocupada dele quebrar alguma coisa e se machucar mas, novamente achei melhor dar essa oportunidade. Tirei facas com ponta, panelas e deixei o mais básico e ele lavou direitinho. Toda vez que pede não nego, mesmo que eu tenha que refazer.
Minha sogra sempre fez TUDO pelos filhos homens e foi bem difÃcil conscientizar meu esposo que eu precisava da ajuda dele. Sempre que estou limpando ou arrumando a casa eu peço ajuda do Luca para algo, acredito ser muito importante ele aprender e se conscientizar desde pequeno e compreender importância de ajudar.