Mamãe, como eu nasci?!
06.08.2013 – Nove da noite, tudo arrumado e tranquilo em casa, você até pode jogar uma partidinha de Candy Crush enquanto sua filha brinca um pouco antes de dormir. Distraída, de repente, você gela com a pergunta: “Mamãe, como eu nasci?”.
Como assim, ela tem 5 anos, esperava essa pergunta lá pelos 21 junto com o primeiro beijo!!!
Mas não tem como fugir… A criança hoje é bombardeada por informações de todos os lados, seja pela TV, revistas expostas nas bancas de jornal, e claro, um amiguinho mais bem informado na escola.
Falar sobre sexo em casa é sempre melhor, pois temos a oportunidade de esclarecer de acordo com o surgimento das dúvidas das crianças.
Temos que respeitar a idade para que não seja necessário responder mais do que ela está questionando, por isso, prestar atenção à pergunta é muito, muito importante.
Para os pais com mais dificuldade, e até mesmo para que tenham em mãos uma maneira seja delicada, seja didática, os livros são os melhores aliados para ajudar nessa questão.
Algumas dicas para começar:
Mamãe, como eu nasci?
De Marcos Ribeiro – Editora Salamandra
Destinado a crianças entre sete e dez anos, a obra, em uma linguagem clara e didática, trata das principais diferenças físicas entre meninos e meninas, masturbação, relação sexual, prazer, fecundação, gravidez, desenvolvimento do bebê e parto.
De onde viemos?
De Peter Mayle e Arthur Robins – Editora Zastras
Best seller da educação sexual infantil, lançado na década de 1970, chegou a vender mais de dois milhões de exemplares. Indicado para crianças entre quatro e seis anos, a obra foi pioneira em explicar as diferenças entre os corpos de homens e mulheres e o desenvolvimento dos bebês sem usar ideias fantasiosas.
Sexo não é bicho-papão!
De Marcos Ribeiro – Editora Zit
Voltado para crianças a partir de cinco anos, o livro apresenta as principais curiosidades que as crianças têm sobre seu corpo e sexualidade. A obra tem espaço para o pequeno leitor escrever suas opiniões e pintar. Vem ainda com um CD com músicas e um guia para ajudar pais e professores a utilizá-lo.
O planeta EU
De Liliana Iacocca – Editora Ática
Dois pré-adolescentes recorrem a seus pais, amigos e livros para entender o que é uma relação sexual, as diferenças entre os aparelhos reprodutores masculino e feminino, o processo da gestação, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, entre outros assuntos. O interessante é que cada uma das fontes vai responder à sua maneira a inquietação dos jovens. Indicado a partir de seis anos.
Quanto à minha história, por enquanto tudo bem, sem estresse, pois a Manu ficou satisfeita em saber que nasceu na Maternidade de Campinas 😉
Você pode gostar de ler: Dedoches, use-os para contar histórias! e Livros para ajudar a falar sobre Deus