Mãe é mãe em qualquer idioma, qual o seu?
08.05.2014 – Escrever sobre Mães em um Blog Materno não é muita novidade, mas não dá para passar em branco uma data tão especial. Não temos como esgotar esse assunto, pois sempre temos algo a dizer.
Quando descobrimos a gravidez – muito esperada, pouco esperada, nada esperada – uma onda de sentimentos toma conta da gente. É um misto de alegria com preocupação, curiosidade e receios com amor, muito amor. Isso vale também para a mãe de coração, pois a espera no caso de adoção também é pura emoção.
Do teste positivo até o nascimento, são 9 meses de espera e aprendizado, além da enorme vontade de ver o rostinho do bebê. Idas e vindas ao médico; os cuidados com o corpo e também com a mente; o preparo do enxoval, do quarto do bebê…
Quando nos tornamos mães, passamos a entender melhor as nossas mães e, na maioria das vezes, repetimos exatamente o que elas fizeram e nos disseram.
Um dos momentos (são tantos, mas estou escolhendo um) mais emocionantes é quando nosso bebê nos chama pela primeira vez; basta um “mã” para pegarmos um lenço, enxugarmos as lágrimas e logo pegar o telefone – ou postar nas redes sociais- e contarmos para todo mundo esse feito.
Como você chama tua mãe? Mãe, mamãe, mã, mamis, manhê? Como é chamada pelo seu filho? E quantas vezes gostarÃamos de receber apenas uma moeda quando essa palavra é pronunciada, não é? EstarÃamos milionárias!
Apenas por curiosidade pesquisei como é a palavra mãe em outros idiomas, quem sabe para variar de vez em quando…
Afinal, mãe é mãe em qualquer idioma!
Alemão: Mutter
Chinês: Mutzm
Espanhol: Madre
Francês: Mère
Grego: MÃ na
Havaiano: Makuahine
Hebreu: Havha
Holandês: Moeder; Moer
Húngaro: Anya, Fu
Inglês: Mother, Mom, Mummy
Italiano: Madre
Japonês: Okaasan, Hora
Norueguês: Mor
Polonês: Matika
Russo: Morb, Mató, Mati
Sérvio: Majka
Tcheco: Matka, Maminka
Turco: Anam
E para agradar as mamães, dicas de livros para presentear:
Querida Mamãe
De Bradley Trevor – Editora Sextante
“Querida mamãe’ pretende ajudar os filhos a expressar os sentimentos com uma divertida combinação de palavras e fotografias de animais.
Minha mãe, meu mundo
De Anderson Cavalcante – Editora Sextante
Trecho do livro – Ela é capaz de ouvir o silêncio. / Adivinhar sentimentos. / Encontrar a palavra certa nos momentos incertos. / Ela nos fortalece quando tudo ao nosso redor parece ruir. / Sabedoria emprestada dos deuses para nos proteger e amparar. / Sua existência é, em si, um ato de amor. / Gerar, cuidar, nutrir. / Amar, amar, amar… / Amar com um amor incondicional que nada espera em troca. / Afeto desmedido e incontido, MÃE é um ser infinito. / Minha mãe, meu mundo / Palavras doces e gestos de ternura para agradecer à quela que foi e sempre será seu maior exemplo de vida.
Você é a melhor mãe do mundo
 De Lidia Maria Riba – Editora Vergara & Riba
Você é a melhor mãe do mundo tem como objetivo tocar o coração de todas as mães. O livro contém envelope para dedicatória.
Nasce uma mamãe
De Fabiane Ariello – Editora Fundamento
Por meio de lindas fotos e palavras de carinho, ‘Nasce uma mamãe’ é o presente perfeito para todas as mulheres que estão se preparando para a maternidade. Um doce retrato da jornada mais bela da vida de uma mulher.
Você pode gostar de ler:
Exposição Mães Amigas no Galleria Shopping até 18 de maio
Faça um cartão em scrapbook para sua mãe
UNIVERSO POLYANA: Você é uma boa mãe…
