Natal – Calendário do Advento

28.11.2019 – Uma tradição de origem alemã, o calendário do advento é um excelente recurso para ensinar as crianças a terem calma até a chegada do natal. O primeiro calendário desse tipo do qual temos notícia foi criado em 1.851 e de lá para cá não falta imaginação para os materiais utilizados na confecção. O Advento começa às vésperas do domingo mais próximo de 30 de novembro (esse ano será dia 2 de dezembro) e acaba na véspera do Natal.

A melhor fase para começar a estimular a criança a manipular o calendário do advento em casa é entre dois e quatro anos. Além de ser divertido e ensinar a parte religiosa do Natal, ele ajuda no desenvolvimento e no amadurecimento.

Variados modelos

O modelo mais tradicional de calendário do advento é feito com duas cartolinas sobrepostas. Na de cima são cortados os contornos de 24 janelas, numeradas de 24 a 1, e na de baixo são coladas imagens relacionadas ao Natal que poderão ser vistas quando as janelas forem abertas. A criança abre uma por dia, em ordem decrescente, e consegue perceber de forma palpável a proximidade do Natal.

De alguns anos para cá, modelos alternativos do calendário têm sido adotados pelas famílias. Em comum, eles têm os compartimentos numerados de 24 a 1, onde são colocados itens relacionados à festividade ou pequenos agrados para as crianças. Os mais populares são:

. Um pedaço retangular de tecido com bolsos costurados;
. Varal com meias ou envelopes pendurados;
. Caixinhas dispostas em formato de árvore de Natal, com as aberturas viradas para a frente;
. Saquinhos com as bocas amarradas por uma fita presos a um pedaço de tecido.

Ideias para fazer

Caixinhas
Envelopes
Saquinhos
Pano
Copos e potes
Cartão

Que tal chamar a criançada e já começarem esse calendário?

Essas e outras ideias estão no Pinterest.

 

Confira também:

Natal: ideias para você mesma fazer

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1923 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm