Livros infantis em braille
11.12.2013
“De novo, o galo, seu apito apitô.
Apitou e acordou a vaca Mimosa que lambeu seu bezerrinho
Que guloso se deleitou”
Este trecho é do livro infantil Apito Apitô Pito Pitô , de João Proteti.
O que torna esse livro infantil ainda mais interessante? Além de escrito em português, ele está em Braille, possibilitando que a criança com deficiência visual leia os livros e interaja com seus amigos em sala de aula e com sua famÃlia dentro de casa. Hoje vamos falar dos livros infantis em braille.
A Fundação Dorina Nowill lançou dez tÃtulos infantis impressos em Braille e com letras ampliadas, alguns deles com ilustrações em relevo. Mais de 35 mil exemplares foram distribuÃdos gratuitamente para cinco mil bibliotecas, escolas e outras instituições de todo o paÃs. Desde fevereiro, as obras também estão disponÃveis para compra na loja virtual da própria instituição. O projeto foi realizado pela Fundação em parceria com a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).
Dorina Nowill perdeu a visão quando jovem e decidiu lutar por seus direitos. Hoje tem a maior imprensa braile do paÃs e inspirou Dorinha, personagem de Mauricio de Sousa. Para Dorina, o projeto com a Turma da Mônica é inclusivo porque as crianças cegas poderão conversar sobre o assunto com seus colegas. ”A partir do momento em que percebem que o cego pode ler, as crianças passam a encará-lo de maneira diferente. Ele deixa de ser a pessoa que precisa de uma ‘ajudinha’ e passa a ser um colega igual”, diz. ”Nós não queremos privilégios, e sim poder usufruir nossos direitos.”
Veja os 10 lançamentos da Fundação:
– Quero ser rico, de Ãlvaro Modernell, ilustrado por Cibele Santos
– Umbigo, de João Proteti, ilustrado por Nireuda Longobardi
– A dança das cores, de LuÃs Pimentel, ilustrado por Márcia Cardeal
– Meu pai é o Máximo, de Anna Claudia Ramos, ilustrado por Danilo Marques
– A horta de Ethel, de Celso Sisto, ilustrado por Sandra Ronca
– Pedro e Joaquim, de Denise Crispun, ilustrado por Thais Linhares
– Amigo bicho, de Flávia Côrtes, ilustrado por Cris Alhadeff
– Capitão Mariano, o rei do oceano, de MaurÃcio Veneza, ilustrado por Roney Bunn
– A galinha que botava batatas, de Simone Pedersen, ilustrado por Paulo Branco
– A girafa do pescoço curto, de Regina Drummond, ilustrado por Felipe Vellozo
Â
Quero ser rico
De Alvaro Modernell – Editora Mais Ativos
O livro faz uma abordagem destacando a existência de valores mais importantes do que o dinheiro para que o ser humano seja feliz. Amizade, famÃlia, sonhos são alguns desses valores abordados no livro. O autor Ãlvaro Modernell, depois da experiência com vários tÃtulos publicados para crianças maiores, do ensino fundamental, produziu esta obra voltada para crianças ainda menores, do ensino infantil.
A girafa do pescoço curto
De Regina Drummond – Fundação Dorina Nowill
Maris é uma girafinha de pescoço curto. Ela é esperta e amada pelos pais, mas se sente triste por ser diferente de suas amiguinhas. Até que um dia ela descobre sua verdadeira beleza.
E essa é a Dorinha, personagem de MaurÃcio de Sousa:
Você pode gostar de ler:
Dia do surdo: livros para inclusão
Livros para ajudar a falar sobre Deus
Livros para a chegada do irmãozinho
A lenda do Papai Noel
