Pomada Lansinoh é lançada no Brasil
30.04.2013
As gestantes que viajavam até os EUA ou então pediam para amigas ou parentes trazerem em suas malas a pomada americana para amamentação Lansinoh, podem ficar despreocupadas. Agora o produto de 40g será encontrado nas principais farmácias do Brasil por R$ 54,90.
Indicada para hidratar e prevenir fissuras nos mamilos, a pomada é utilizada antes, durante e depois da amamentação. Ela apresenta em sua composição a lanolina HPA 100% natural, um componente que hidrata os mamilos, criando uma barreira que evita a perda de líquido na região. O uso promove um efeito emoliente e evita a tão temida e dolorida rachadura nos seios decorrente da amamentação. Por ser alergênica e não tóxica, o bebê pode mamar e absorver o resíduo da pomada, sem o menor problema.
Além da pomada, a empresa trará para o Brasil outros produtos da Lansinoh (como o absorvente de seios, bomba de tirar leite, saquinhos para armazenamento de leite, terapia 3 em 1) e a linha mOmma, com produtos para auxiliar a introdução do alimento sólido na vida do bebê (garfo, colher, pratos e copinhos).
Conheça os mitos e as verdades sobre a amamentação
A enfermeira obstetra Kelly P. Coca, especialista em amamentação, esclarece abaixo as principais dúvidas e desvenda os mitos e as verdades sobre a amamentação.
1‐ Tomar sol evita machucados?
VERDADE. O sol ajuda na prevenção de fissuras, mas alguns cuidados devem ser tomados. A exposição deve durar de 10 a 15 minutos diariamente em horários recomendados (antes das 10h da manhã e após às 17h).
2‐ Estimular os seios durante o banho pode prevenir o empedramento?
EM PARTES. O banho quente pode estimular a saída de leite e aliviar o desconforto da mama dolorida na hora, porém, em seguida a mama tende a encher novamente sem controle, o que piora a situação. O banho quente também traz risco de queimadura, já que a mulher perde um pouco a sensibilidade na pele da mama quando muito cheia e edemaciada, expondo‐a mais tempo à alta temperatura. A melhor forma de prevenção é a oferta da mama ao bebê livre demanda e realizar massagens e retirada de leite até alívio do desconforto.
3‐ Amamentar deixa o peito caído?
MITO. Não há relação entre amamentação e flacidez.
4‐ Esfregar o bico do seio com bucha vegetal ajuda a engrossar a pele e evita rachaduras?
MITO. Não existem estudos que comprovam que a prática do uso de bucha pode fazer com que a pele da região fique mais resistente. Durante a gestação, há um aumento e escurecimento da região do mamilo e aréola, preparo natural para a amamentação.
5‐ Sabonete retira a oleosidade da pele? Como faço para repor?
VERDADE. O sabonete acaba retirando a oleosidade da região. Evite o uso de sabonete diretamente na região do mamilo e aréola. A natureza novamente propicia a produção de uma oleosidade na região para preparar a mama para a amamentação.
6‐ Devo fazer movimentos de ordenha para estimular a produção de leite?
MITO. Durante a gestação não há necessidade de estímulo da mama, a “descida” do leite ocorrerá naturalmente, estimulada pelo próprio processo do nascimento do bebê. A produção de leite inicia‐se à partir de 48‐72 horas após o parto e, antes desse período, a mulher apresentará a produção do colostro.
7‐ O acúmulo de leite pode causar mastite?
VERDADE. A mastite é a inflamação das glândulas mamárias. A maneira de evitar essa inflamação é não permitir o acúmulo do leite por meio de massagens e extração até o alívio da dor. Porém, a retirada em excesso pode estimular a produção e dificultar o controle do empedramento.
8‐ Devo passar álcool ou lavar o bico do seio antes do bebê iniciar a mamada?
MITO. Não passe nenhum produto no bico, pois o próprio leite já é suficiente para hidratar a região.
9‐ Bolsa de água quente ajuda a desempedrar o leite?
MITO. O ideal é realizar massagens e retirar o excesso de leite, quando necessário. A compressa com água fria pode ajudar nos casos de dor intensa e inflamação. Tal indicação deve ser feita sempre por especialista, pois, o uso sem orientação pode piorar o problema.
10‐ Devo amamentar de hora em hora para o leite não empedrar?
MITO. Estabeleça com seu filho o intervalo de mamadas que ele desejar, ou seja, por livre demanda. A mama irá controlar a produção de leite pelo estímulo do bebê. Lembre‐se sempre da verificação da mama, após as mamadas. Veja se há algum ponto de dor para realizar a massagem e a extração até o ponto de conforto, assim, rapidamente observará o controle da produção de leite.
11‐ Posso tratar as rachaduras dos mamilos com manteiga?
MITO. Evite o uso de qualquer produto que não seja indicado por especialista. O uso indiscriminado pode trazer risco de infecção e até piorar a situação. Vale lembrar que sempre será necessário corrigir a causa do aparecimento do machucado, geralmente corrigindo a pega e posição do bebê no peito.
12‐ Meu peito está rachado e sangrando. Devo interromper a amamentação?
DEPENDE. A indicação da interrupção deve ser avaliada em conjunto com especialista, uma vez que, pode trazer outro problema como empedramento da mama. Corrigir a causa do aparecimento do machucado é sempre indicado.