Forma ideal de higienizar alimentos durante quarentena
07.04.2020 – Com o novo coronavÃrus, a covid-19, a rotina antes, durante e depois da ida ao supermercado precisa ser alterada. Preparar uma lista para fazer as compras com agilidade, lavar bem as mãos ao chegar em casa e higienizar alimentos deixando de molho e as embalagens com álcool 70% são algumas das orientações, tendo em vista a capacidade do vÃrus de se manter ativo em superfÃcies.
Higienizar frutas e verduras é fundamental, mesmo que ainda não haja indÃcios de que a doença seja transmitida por alimentos, todo cuidado é pouco. Conversamos com Arnaldo da Silva Junior, formado em Biologia, Biologia Molecular e engenharia Genética pela Unicamp, é gestor do Núcleo de Inovação Tecnológica do ACCamargo Cancer Center e consultor da Secretaria de Saúde do Estado de SP através da FIA, que listou dicas essenciais de cuidados que precisamos ter com os alimentos e sua higienização diante do Covid-19.
Compras no supermercado
– Usar máscaras (quanto mais cheio maiores os riscos, pois as partÃculas estão no ar)
– Tudo das prateleiras estão potencialmente contaminados. Dessa forma não levar a mão aos olhos, nariz e boca (rosto) dentro do estabelecimento.
– Colocar tudo no porta-mala e fechar. Higienizar a mão, o cartão, a chave do carro e depois desses passo dirigir normalmente.
Ao chegar em casa
– Se possÃvel colocar alimentos por 15 minutos no sol de um lado e o mesmo tempo do outro lado (o sol pleno tropical é cheio de luz ultravioleta – excelente para matar micróbios e germes).
Sacolas Plásticas
– Tirar todos os alimentos delas e passar para recipientes limpos.
– Deixar fora de casa para não ter risco de contaminação. Para reutilizá-las você precisa limpar com álcool 70% ou deixar que elas tomem sol por um perÃodo para ficarem aptas para uso (tudo que é aquecido, o tempo de vida do vÃrus diminui).
– Além disso, deixar em quarentena pode ser uma possibilidade. Deixar em standby por 7 dias (tanto alimentos como as sacolas). Lembre-se que precisam ser alimentos que não estragam neste perÃodo.
Alimentos Frescos
– O que não for cozinhar ou fritar ou assar, mergulhar em água sanitária ou hipoclorito de sódio (1 gota por litro).
– Lavar com qualquer tipo de sabão, como detergente é mais eficaz do que o álcool (berinjela, maça, abobrinha, por exemplo).
Embalagens
– Lavar com uma esponja e água e sabão para descontaminar o que trouxer do supermercado.
Delivery
– Dê preferência para alimentos que cheguem bem quentes, pois o risco de contaminação é menor. O alimento frio, que passou por manipulação e você não sabe como foi a procedência, é recomendado evitar.
– Ao pagar a entrega, lembre-se dos passos anteriores para higienização.
Dicas complementares
(do Estadão Saúde (Betania Paiva Drumond, professora e virologista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI))
Quais são os cuidados que devem ser tomados ao chegar em casa? Basta lavar as mãos ou é preciso tomar banho e trocar de roupa?
Em tempos de coronavÃrus, assim que se chega em casa se deve tirar a roupa e os sapatos e lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 40 segundos. O rosto deve ser lavado também. Os sapatos devem ser colocados na entrada da casa ou em um local que reúna apenas os calçados.
Quais as medidas de higiene que devem ser adotadas com frutas e verduras?
Deve-se lavá-las com água corrente e colocá-las em um recipiente com água e água sanitária – para cada um litro de água uma colher de sopa de água sanitária. Deixar as frutas e verduras nessa solução por cerca de 10 ou 15 minutos no máximo e, em seguida, lavar bem em água corrente e deixar secar naturalmente.
Como deve ser feita a higienização de embalagens tetra pak? E as de plástico?
Podem ser limpas e desinfetadas com álcool 70%.