Dicas para manter a casa segura em tempos de pandemia

06.04.2020 РNeste momento de quarentena, manter a casa segura com a higienização adequada é essencial para evitar o contágio pelo coronavírus.

Fique em casa: a m√°xima tem sido repetida com veem√™ncia nos notici√°rios. A melhor prote√ß√£o contra o Covid-19 – v√≠rus ainda sem vacina ‚Äď s√£o as medidas relacionadas ao distanciamento social e √† higiene. Assim como lavar as m√£os com frequ√™ncia (da forma ensinada pelos infectologistas), deve-se evitar tocar o rosto e usar √°lcool gel na impossibilidade do acesso √† √°gua e sab√£o para higieniza√ß√£o das m√£os.

Tamb√©m √©¬†necess√°rio voltar os olhos para a higieniza√ß√£o da casa. Afinal, mesmo respeitando a recomenda√ß√£o da quarentena, muitas pessoas precisam sair para trabalhar, j√° que realizam servi√ßos essenciais ou necessitam ir em supermercados e drogarias. Nessas ocasi√Ķes e sem os devidos cuidados, o v√≠rus pode ser transportado para os ambientes.

Fizemos uma ampla pesquisa e separamos algumas dicas:

Residências sem casos suspeitos nem pessoas infectadas, a limpeza profunda pode ser realizada uma vez por semana. Para isso, o mais indicado é fazê-la utilizando luvas domésticas, que precisam ser lavadas com água e sabão logo após o processo. O mesmo cuidado deve ser usado para os panos e esponjas.

Para¬†casas com moradores infectados, a¬†higieniza√ß√£o pede maior aten√ß√£o. No c√īmodo onde o infectado est√° isolado, a limpeza deve ser feita por ele pr√≥prio, evitando o cont√°gio das outras pessoas. Assim, todas as superf√≠cies devem ser limpas diariamente.

Mudança de rotina e novos cuidados em casa

Se você não tem o hábito, troque o sapatos para sair de casa e ao voltar use um que não tenha saído do ambiente. A arquiteta Pati Cillo dá a dica de manter um cesto ou caixa na porta de casa, para colocar o calçado que foi para a rua lá dentro, evitando contato com o piso.

Você pode também usar um borrifador com álcool ou produto de limpeza direto no solado, como explica a designer de interiores Mariana Rodrigues.

A arquiteta Karina Korn destaca as residências com pets de estimação. Para quem precisa sair com o cachorro para passear, é essencial limpar as patas com água e sabão, não se esquecendo do focinho, já que os cães têm por natureza o hábito de farejar o chão. Pode limpar as patas com um pano ou jogar água com sabão específico se morar em casa com quintal.

Produtos de limpeza

Como a¬†transmiss√£o por superf√≠cies √© muito comum, bancadas, mesas e escrivaninhas precisam estar sempre limpas, ainda mais para quem est√° trabalhando de casa. √Č importante saber quais os produtos que agem contra o Coronav√≠rus:

  • √Āgua sanit√°ria;
  • Desinfetantes em geral;
  • Limpadores multiuso com cloro;
  • Limpadores multiuso com √°lcool;
  • √Ālcool de limpeza (l√≠quido, com concentra√ß√£o entre 60% e 80%);
  • Detergente e sab√£o.

Ciente dos materiais eficazes, vale lembrar em quais superfícies podem ser aplicados sem correr o risco de danificar a casa, por exemplo.

Confira outras dicas importantes para evitar o cont√°gio

  • D√™ prefer√™ncia aos servi√ßos de entrega em casa;

 

  • ‚ÄčOs itens que sa√≠ram com voc√™, como chave, carteira ou bolsa, devem ficar logo na entrada e tamb√©m devem ser higienizados. Se n√£o h√° um hall de entrada ou um aparador, improvise uma caixa para deixar os pertences pr√≥ximos √† porta de entrada;

‚Äč

  • Os itens que foram para a rua, mas s√£o necess√°rios dentro de casa, como celular ou √≥culos, pedem higieniza√ß√£o logo que adentrar a resid√™ncia;

‚Äč

  • Retire almofadas, mantas e itens desnecess√°rios que podem acumular sujeira e n√£o precisam ficar expostos durante a pandemia;

‚Äč

  • N√£o armazene nada dentro dos arm√°rios ou geladeira sem limpar com √°gua e sab√£o previamente.

 

Fontes de pesquisa: Estad√£o, Gazeta do Povo, Karina Korn Arquitetura, Pati Cillo Arquitetura, Arbore Design.

 

Confira também:

Isolamento da pandemia: 6 dicas para n√£o pirar

@ M√£es Amigas

Escrito por: @ M√£es Amigas

Confira os 1951 posts publicados pela @ M√£es Amigas

Veja Tambťm
ÔĽŅ