Faça isso em casos de pneumonia, gripes e bonquites

21.0.2019 – A fisioterapia respiratória é um conjunto de técnicas manuais que é preventiva ou curativa recomendada em casos de pneumonia, gripe forte e bronquite.

Convidamos a Dra. Tatiana Biondo, especialista nesta área para explicar mais sobre este assunto.

 

Dra. Tatiana Biondo

Fisioterapeuta, pós-graduada pela Unicamp., realiza atendimentos domiciliares e mãe da Helena.  

Instagram

 

Faça isso para problemas respiratórios

Fisioterapia respiratória é uma área da fisioterapia que visa tratar e prevenir alterações respiratórias em bebês, crianças e idosos.

Através de exercícios, que um fisioterapeuta realiza no paciente, a fisioterapia favorece a expectoração (expulsão) da secreção pulmonar e traz benefícios como: diminuição do desconforto respiratório, auxílio na expulsão dessa secreção, consequentemente aumenta a troca gasosa, permitindo uma melhor oxigenação sanguínea. A fisioterapia é recomendada, por exemplo, no caso de pneumonia, uma gripe forte ou uma bronquite.

Melhores horários para fazer inalação

Depende muito da criança. A inalação deve ser feita conforme rotina da casa. Se já é realizada ou não, é preciso achar o melhor momento do dia. Muitas só fazem chorando e tudo bem fazer assim.

Evite fazer com o pequeno dormindo, pois sua efetividade cai e muito.

Uma dica aqui é ter um inalador portátil que pode ser usado em qualquer lugar da casa.

O que fazer em casa?

Antes de levar seu filho para uma sessão de fisio respiratória, é aconselhável fazer inalação com soro fisiológico para que o processo de expectoração do muco seja mais eficaz.

Como é feita a fisio respiratória?

Pode ser realizada no hospital, em clínica ou domiciliar, de forma manual ou com auxílio de aparelhos para a mobilização da secreção.

A partir de quanto tempo, ocorre melhora nos processos respiratórios?

Dependendo da patologia e do paciente, com 5 sessões os resultados já são vistos. Geralmente pediatras indicam de 5 a 10 sessões de fisio respiratória.

Exite alguma contra-indicação?

Não há nenhuma contra-indicação. A fisio respiratória atende diversas patologias e tem diversas finalidades como bronquite, bronquiolite, asma, pneumonia e gripe forte, mas é preciso

Lembrando que essa fisio não precisa de indicação. Caso o bebê ou criança esteja com uma gripe forte ou congestionado e demorando para se recuperar, as sessões são indicadas para ajudar no processo. Nesses casos, a inalação com soro antes da fisioterapia são indicados e já é suficiente para um bom desempenho.

Fisioterapeuta respiratória infantil que realiza atendimento domiciliar.

No inverno, com a baixa umidade temos aumento dos problemas respiratórios em bebês e crianças, a atuação da fisioterapia é de grande importância.

 

Texto escrito por Dra. Tatiana Biondo.

Revisado por Madame Conteúdo.

Confira também:

Lavagem nasal pode causar afogamento

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1936 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tamb?m