Como fazer uma adaptação sem traumas no berçário

10.04.2013

 

Só quem é mãe e está prestes a deixar o filho no berçário sabe a angústia que tem no peito. Comigo foi assim também, com 4 meses e meio comecei a adaptação da Yasmin e, quando ela tinha 5 meses voltei ao trabalho. Foi difícil, confesso, mas há maneiras de tornar esse processo mais suave para mães e bebês. A psicóloga Mayra Mota Kalil Wogel, de 33 anos, vai nos ajudar.

Mayra é mãe de uma menina de 3 anos e de um menino de 6 meses, ou seja, já passou por isso 2 vezes e a segunda acabou de acontecer. Formada em Psicologia pela PUC Campinas e com cursos de especialização em observação de bebês e desenvolvimento infantil, ela atua há 7 anos e meio como psicóloga no Instituto Jacarandá de Educação Infantil, ONG que atende filhos de funcionários da empresa Medley e crianças da comunidade, da faixa de 4 meses a 6 anos de idade.

“Há 7 anos não havia adaptação aqui na escola, as mães tinham que retornar ao trabalho, deixavam os bebês aqui chorando e iam embora chorando também. Aos poucos, fomos construindo esse processo, com bastante resistência das educadoras, é verdade, mas hoje é muito diferente, todos entendem – mães, pais e educadores – que o período de adaptação é fundamental tanto para a mãe quanto para o bebê”, explica Mayra.

Para que esse processo não seja traumático, Mayra nos dá algumas orientações:

– Em primeiro lugar, a mãe deve fazer uma auto-avaliação de como ela está se sentindo em relação ao fato de deixar a criança no berçário. Você está segura da sua decisão? Na maioria das vezes, deixar o bebê no berçário não é uma escolha, mas uma necessidade – como é o caso das mães que precisam retornar ao trabalho ao final da licença-maternidade. Muitas mães desejam voltar à vida profissional, mas outras gostariam de parar tudo para ficar com a criança – e nem sempre podem fazer isso. Procurar apoio e suporte na família e nas amigas ajuda muito nesse processo, conversar com o pai do bebê sobre seus sentimentos é muito importante para amenizar essa angústia. O processo todo será mais tranqüilo se a mãe estiver segura de sua decisão.

Yasmin no primeiro dia de adaptação, sempre curtindo.

Yasmin no primeiro dia de adaptação, sempre curtindo.

– Bem, depois, é preciso ter certeza da escolha do berçário. Conheceu bem e gostou do berçário e da forma como as educadoras lidam com as crianças? Muitas escolas infelizmente não querem se expor, e as mães devem deixar seus filhos no portão e voltar 1 hora depois ou aguardar na recepção enquanto a criança fica lá dentro. Quando a escola abre as portas para a mãe é possível construir uma confiança que não existia no início, quando ela foi lá apenas conhecer o espaço. Se a mãe fica próxima ao bebê, ensinando a educadora como o bebê gosta de dormir, de tomar mamadeira, de brincar, a que tipo de sons ele reage, que barulhos faz com a boca etc., vai construindo uma relação de confiança entre mãe, bebê e educadora que é fundamental para o bem-estar de todos.

– Também é importante conversar com o bebê antes, falar que tal dia irão juntos para a escolinha, que ele irá conhecer vários amiguinhos, brincar bastante, que é um lugar bonito, com muitos brinquedos e pessoas legais. Não há comprovação científica de que o bebê compreende tudo, mas na prática você vai ver que funciona muito.

– Mayra sempre indica a seguinte sequência para a adaptação: é obrigatório fazer 3 dias de adaptação. Pelo menos 1 semana, mas o ideal seriam 8 dias (úteis). No primeiro dia, fique na escola 1 ou 2 horas, sempre  o tempo todo com o bebê, apenas para ele se acostumar ao ambiente. No segundo dia, fique umas 3 horas na escola e tente se distanciar um pouco, mas ficando ainda no mesmo ambiente que ele, sempre a vista, apenas deixando ele interagir mais com a educadora, é claro que sempre respeitando o bebê e as reações dele. E assim vá aumentando gradativamente o tempo em que fica na escola e se distanciando aos poucos, até chegar a um ponto em que perceba que o bebê está seguro para dormir, tomar banho, se alimentar e brincar com a educadora. Você saberá a hora em que o período de adaptação terminou.

E é verdade. No meu caso, só fiquei tranqüila depois que a Yasmin dormiu no berçário, lá pelo 5º dia de adaptação. Depois disso, os outros dias foram muito mais tranqüilos, tanto pra mim quanto pra ela. E pra cada mãe haverá um “marco” nesse processo.

Mayra ainda diz que é mito essa história de que o bebê fica bem nos dois primeiros dias e depois só chora ao perceber que aquilo será sua rotina. “Cada bebê reage de um jeito, alguns têm alteração da alimentação do sono e da alimentação em casa, outros não. Alguns choram desde o início, outros não choram nunca. A mãe, melhor do que ninguém, conhece seu bebê e geralmente já avisa se ele é mais ou menos sensível, se fica bem com outras pessoas (babá, avó etc.) ou não, saber disso tudo auxilia a escola a tornar esse processo menos doloroso e mais prazeroso. Em alguns casos, a mãe desiste de determinada escola achando que o filho não gostou. Meses depois escolhe outra escola e tudo vai muito bem. O que aconteceu nesse período? Será que a própria mãe não amadureceu a idéia da escolinha e transmitiu essa segurança ao filho? Tudo isso pesa no processo e deve ser avaliado tanto em bebês quanto em crianças até 2 anos de idade”, afirma a psicóloga.

 

placa-elis

 

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1936 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tamb?m

Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Paito HK Toto4d Toto4d Paito Hk
ts77casino
Taruhan Bola
slot bola
bola slot
Toto Slot
Situs Slot Online
Toto Slot
Toto Slot
situs slot online
situs toto
slot bola
slot bola
Toto Slot
slot88 gacor
toto slot
Toto Slot
slot gacor
Slot Toto
situs toto
Agen Slot Toto
Slot Demo
Toto Slot
Situs Toto
situs toto
toto gacor
Slot Online
slot qris
situs toto
https://himmahnw.id/
slot pulsa
situs toto
slot toto
slot gacor
paito togel login
scatter hitam
situs slot online
situs slot online
pg soft mahjong 2
asia toto slot Toto Slot Gacor Akun Toto Akun Toto Toto Slot Akun Toto Akun Toto Akun Toto Akun Toto Akun Toto Situs Toto Akun Toto Akun Toto Akun Toto
Toto SLot Toto SLot Toto SLot Togel Slot Togel Slot Toto Slot Toto Slot Toto Slot Toto Slot Toto Slot Toto Slot