Como deixar a comida da semana pronta, dicas de congelamento
Kelly Brito
Mãe da Stephanie e da LetÃcia
Como deixar a comida da semana pronta, dicas de congelamento
Hoje venho aqui compartilhar com todas as mães, que tem rotinas muito corridas, dicas de congelamento dos alimentos. Congelar os legumes traz praticidade para o dia a dia e é ótimo para o bolso, além disso evita o desperdÃcio. Para congelar os vegetais é simples, mas pra isso é necessário passar por alguns processos como o de limpeza, descasque e escaldamento em água fervente.
Os legumes podem ser conservados no congelador por no máximo 3 meses, já as verduras cruas como alface, agrião, rúcula, pepino, rabanete e tomate cru não devem ser congelados pois perdem algumas propriedades que interferem no sabor e aspecto fÃsico do alimento.
Geralmente eu me programo em um ou dois dias da semana pra fazer todos os meus congelados. Dessa fez fiz: vagem, pimentão vermelho, pimentão amarelo, milho verde e ervilha. Tudo passou pelas etapas citadas acima, inclusive pelo processo de branqueamento (escaldamento em água fervente). Para guardar os legumes uso sacos herméticos, tamanho 17×24 e 14×20.
É necessário planejamento antes de congelar. Para fazer o preparo é preciso calcular a quantidade que será consumida ao longo da semana, em cada refeição. Eu costumo fazer porções iguais com quantidades diferentes. Ex: a quantidade de molho de tomate para o macarrão não é a mesma para a lasanha.
No caso das carnes, eu congelo frango desfiado e frango temperado, além da carne moÃda que congelo para usar de recheio em alguns pratos como pastel e panqueca. Não gosto de congelar refeições prontas (mas é possÃvel). O motivo pelo qual eu faço os congelamentos é para ter praticidade no dia a dia e também para evitar o desperdÃcio.
Como deixar a comida da semana pronta, dicas de congelamento
Confira Também:
Como congelar a papinha do bebê
Alimentos orgânicos a preços acessÃveis?
Como fazer papinha de fruta cozida