Calendário de vacinação completo contra Meningite
01.06.2015 – A partir de maio deste ano, as clÃnicas particulares começaram a oferecer a vacina contra a Meningite tipo B, que, apesar de não ser o tipo mais frequente no Brasil (em 2014, dos 17 mil casos de meningite no paÃs, 146 foram causados por esse meningococo), é extremamente agressivo.
A vacina contra o meningococo B pode ser adquirida nas clÃnicas particulares a um preço médio de R$ 500,00 por dose (há variações). Ela ainda não consta no Calendário Nacional de Imunização, pois são necessários estudos sobre sua efetividade e custo-benefÃcio para o governo.
É indicada, prioritariamente para crianças entre dois meses e um ano. O número de doses necessárias varia conforme a idade:
– lactentes entre dois e cinco meses devem receber três doses
– bebês de seis a onze meses apenas duas doses
– crianças de um ano e até adultos de 50 anos devem receber duas doses.
Calendário de vacinação completo contra Meningite
Além dessa vacina, há muitas outras que podem nos prevenir contra a meningite. São elas:
– Vacina BCG:  protege contra a disseminação da tuberculose, sendo, portanto uma vacina que protege contra a meningite tuberculosa. Dose única ao nascer.
– Vacina Hib: protege conta a meningite causada por Haemophilus influenzae. Dose aos dois, quatro e seis meses, com reforço entre quinze e dezoito meses.
– Vacina pneumocócica: protege contra a meningite causada por Streptococus pneumoniae. Dose aos dois, quatro e seis meses, com reforço entre doze e quinze meses.
– Vacina meningocócica C conjugada: uma dose deve ser aplicada aos três meses; outra, aos cinco meses e a dose de reforço, entre doze e quinze meses.
Obs: A dose de reforço, entre doze e quinze meses de idade, pode ser feita com a vacina meningocócica C conjugada ou, preferencialmente, com a vacina meningocócica ACWY-TT.
– Vacina ACWY conjugada ao toxóide tetânico (ACWY-TT): licenciada a partir dos doze meses de idade. As doses são dadas ao reforço entre os doze e quinze meses, entre cinco e seis anos e aos onze anos.
– Vacina ACWY conjugada ao mutante diftérico (ACWYCRM): licenciada a partir de 2 anos de idade.
Por enquanto, a vacina quadrivalente (ACWY) só está disponÃvel nas redes privadas, pelo valor médio de R$150 a dose. O Programa Nacional de Vacinação, que oferece imunização gratuita nos Postos de Saúde, prioriza proteger contra as bactérias mais presentes no paÃs.
Como o meningococo C é o responsável por grande parte (80%) dos casos de meningite no Brasil, (os outros 20% são provocados pelos tipos A, B, W-135 e Y), a vacina meningocócica C é oferecida nos postos de saúde para crianças a partir dos três meses de idade.
Sobre a Meningite
O que é? Meningite é a inflamação da membrana (meninge) que recobre o Sistema Nervoso Central.
Quais são as causas? Vários são os motivos que podem causar essa inflamação. Entre as causas mais comuns em crianças estão as infecções por vÃrus e bactérias. As meningites virais são as mais frequentes, mas as bacterianas (20 a 40% dos casos) são mais graves.
Quais são os sintomas?Â
Meningites virais: os sintomas são em geral leves (febre, dor de cabeça, vômitos, discreta rigidez de nuca) e podem ser tratados em casa.
Meningites bacterianas: apresentam febre, vômitos, dor de cabeça, rigidez de nuca, confusão mental, manchas avermelhadas no corpo, que se estabelecem de maneira abrupta e intensa, podendo deixar sequelas ou mesmo levar à morte. Por isso, exigem tratamento rápido e especializado.
Qual a forma de transmissão?  GotÃculas de saliva eliminadas quando pessoas infectadas falam, tossem ou espirram. Essas gotÃculas ficam no ar ou sobre objetos e ao entrarem em contato com a mucosa do nariz ou da boca de uma pessoa sã, transmitem a doença.
Como evitar? É muito importante evitar ambientes fechados, principalmente nos meses mais frios e lavar as mãos com frequência.