Brincadeiras de Páscoa
02.04.2015 (Repostado em 26.03.2018) – Desde que me conheço por gente, eu e minha famÃlia comemoramos a Páscoa de uma maneira divertida e especial. Como temos uma chácara com muitas árvores e somos em vários primos, aproveitamos para fazer diversas brincadeiras. Quando pequena, mal conseguia dormir à noite, ansiosa para a diversão do dia seguinte. Hoje, a ansiedade deu lugar apenas para a animação! Rs!
Brincadeiras de Páscoa
Em nosso domingo de Páscoa fazemos a caça aos ovos após o almoço. As crianças ficam quietinhas (em teoria) no quarto, enquanto “o coelho” e os adultos escondem os ovos e fazem as pistas. Quando eles nos “liberam” é a maior agitação.
A brincadeira
Como jogar: Todos possuem uma lista de tarefas a cumprir antes de sair em busca de sua caixa de ovos de páscoa.
Lista de tarefas:
– cantar músicas do coelhinho
– dançar olhando para a câmera (tem que fazer direitinho, senão não tem chocolate)
– ler um poema ou algum versinho que fala da importância dessa data para a famÃlia
– ver quem dá cambalhotas em menor intervalo de tempo
– por fim pegar a pista recebida e sair a procura de sua caixa de ovos
Participantes: quanto mais gente melhor rs! Se sua famÃlia não for tão grande, sugiro fazer mais que uma pista para cada participante. Assim a brincadeira fica mais longa e até mais difÃcil!
Idade:Â indeterminada, todos podem e devem se divertir.
Vencedores: todo mundo
Prêmio: uma caixa com vários ovos de páscoa e bombons e, claro, muita diversão!
Lembro-me da vez em que minha pista me dizia que meus ovos estavam escondidos em um lugar molhado. Fui ao box do banheiro, mas nada tinha por lá. Resolvi então procurar próximo à piscina e, de repente, encontrei bem no cantinho, bem escondidinha, uma boia com diversos ovos e chocolates. Haja criatividade! Já com a minha irmã, foram mais radicais! Temos uma torre de água perto ao portão com uma altura considerável (rs) e ela teve que escalar até o topo para ganhar sua cesta de ovos. No fim, todo mundo quis subir e aproveitar a farra!
O bacana desses momentos é ver as filmagens e relembrar os domingos de Páscoa dos anos anteriores, perceber como crescemos ano após ano e como a famÃlia aumenta com a chegada dos primos pequenos. Hoje, os primos “grandes” ficam com a tarefa de ajudar os primos “pitocos” e até mesmo os namorados (as) entram na festa. Tenho certeza de que essa tradição passará para os meus filhos e um dia serei eu escondendo os ovos, bolando pistas e charadas para eles.
Outras brincadeiras
Corrida com ovo: as crianças apostam corrida segurando um ovo equilibrado em uma colher. Quem chegar mais rápido será o primeiro a receber os chocolates.
Coelhinho sai da toca: essa brincadeira é parecida com a “dança da cadeira”, mas no lugar de cadeiras, usamos bambolês. Cada criança deve ficar dentro de um bambolê e quando um adulto falar “coelhinho sai da toca” elas trocam de lugar. A cada rodada o adulto tira um bambolê até sobrar uma única criança.
Pulo do coelho: com um giz, faça uma marquinha no chão. Assim, cada criança deverá saltar com um coelho de um lugar especÃfico até a marquinha de giz. Quem chegar mais perto é o campeão ou a campeã.
Amigo ovo: é o mesmo princÃpio do amigo secreto, só que desta vez, com ovos de chocolate.
Jogo da sorte:  coloque vários ovinhos de páscoa em um pote transparente e peça para as crianças adivinharem quantos ovinhos há lá dentro. Quem chegar mais próximo ao número exato, ganha o pote cheio de chocolates.