Fraldas ecológicas, a versão moderna das fraldas de pano

24.04.2014 – Nos últimos anos, a fralda descartável tornou-se item indispensável para a maioria das famílias. Apesar da praticidade, o seu uso vem trazendo grandes discussões e reflexões sobre seu impacto na produção de lixo.

Uma das alternativas para diminuição deste impacto é o uso das fraldas ecológicas, as antigas fraldas de pano. Assim, hoje conversaremos sobre elas.

Por que usar a fralda de pano?

– Um bebê recém-nascido utiliza de 8 a 11 fraldas por dia. Conforme a criança vai se desenvolvendo, este número diminui. No entanto, o desfralde (leia matéria da Polyana Pinheiro sobre desfralde aqui) acontece em torno de dois anos e meio. Assim, um bebê usa, em média, 5.000 fraldas até esta idade.

Fraldas ecológicas

– No Brasil, estima-se que 2% dos lixões sejam compostos de fraldas descartáveis e que as fraldas levem cerca de 250 a 500 anos para se decompor.

– As fraldas de pano consomem água, sabão e energia elétrica para serem lavadas. Porém, se forem limpas com consciência e economia de recursos, consumirão menos que as descartáveis. Vale lembrar que as descartáveis também consomem água, energia e celulose para serem produzidas.

– As fezes são despejadas diretamente no vaso sanitário ao invés de serem acumuladas nos lixões, o que faz proliferarem doenças.

– Fraldas de pano evitam assaduras (saiba como prevenir e tratar assaduras aqui) e dermatites e, em geral, não requerem o uso de pomadas, o que permite que a pele respire e desenvolva imunidade.

– Maior conforto para o bebê.

Como são as fraldas ecológicas?

– As fraldas modernas dispensam alfinetes, fitas crepe e fixadores.

– A escolha do modelo é muito pessoal. A dica é experimentar algumas fraldas em seu bebê e identificar qual você prefere e o que fica bem em seu filho.

– O número de fraldas que a criança precisará até o desfralde vai variar de acordo com a quantidade de trocas (saiba tudo sobre troca de fraldas aqui), frequência das lavagens e escolha dos modelos.

Algumas variações de modelos:

– Fralda com bolso: possuem uma abertura para colocar o absorvente. Antes da lavagem deve-se retirar o absorvente. Estes absorventes podem ser de tecido natural ou sintético.

Fraldas ecológicas

– Fralda + capa: caracteriza-se por ter dois componentes separados, a capa e o absorvente. No caso de só o absorvente estar molhado, somente este será trocado.

Fraldas ecológicas

Dentre estes, modelos ainda há algumas outras variações:

– Há modelos que são anatômicos e acompanham o crescimento do bebê, do nascimento ao desfralde. Outros variam de acordo com o peso do bebê.

– Algumas fraldas têm o fechamento com botões e outras o fechamento em velcro.

    Fraldas ecológicas Fraldas ecológicas

Como queremos um mundo melhor para nossos filhos, vale a pena a reflexão!

Compartilhe com a gente a sua experiência do uso das fraldas ecológicas! Você já usou? Gostou? Ou jamais usaria? Por quê?

.

Você pode gostar de ler:

Sangue na fralda do bebê

Hora de tirar a fralda… reflexões

Tecidos ecológicos para bebês e crianças

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1949 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tambm