A adaptação do meu filho no Japão: lÃngua, cultura, alimentação
Stefanny Nakajima
Mãe do Daniel
♥  “A alegria, a força e a perseverança do meu filho, são meus combustÃveis pra vida”
A adaptação do meu filho no Japão: lÃngua, cultura, alimentação
Sou mamãe de um menino lindo de 5 anos,o Daniel. Atualmente moramos no Japão, e vou contar para vocês a minha experiência de colocar o Daniel em escola estrangeira!
Este ano eu o matriculei em uma escola japonesa, com o coração bem apertado, porém, sabemos que é o melhor pra ele… Afinal, se decidimos viver nesse paÃs, precisamos estar habituados ao idioma e a cultura daqui.
Foi tudo tão difÃcil no inÃcio. Meu filho não conseguia se socializar, não conseguia realizar as atividades, recusava a merenda e se isolava muito! E eu, sofria junto com ele. Por várias vezes me senti culpada e quis voltar atrás. Já fui assistir aula com ele e ainda assisto (fazemos aulas de vocabulário juntos todo mês). A escola nos ofereceu todo suporte! Tem a intérprete, a psicopedagoga que nos acompanha nas aulas de vocabulário e a professora que é incrÃvel, super dedicada, paciente e interessada em integrar o Daniel nas atividades da turma.
Aqui os japoneses prezam muito por autonomia e ensinam isso para as crianças desde muito cedo, por exemplo: As crianças servem o próprio almoço, limpam a classe, cuidam da horta, das flores e têm total responsabilidade sobre seus pertences e tarefas. Uma lição de cidadania!!
Já se passaram oito árduos meses desde o inÃcio das aulas e hoje o Daniel finalmente está conseguindo se expressar um pouco melhor, consegue compreender a sensei, brinca com as outras crianças, se adaptou à comida, adora os amigos, as professoras e já consegue acompanhar as atividades. E nós, os pais, continuamos fazendo nossa parte, sempre presentes e participativos na vida escolar dele, o incentivando e o apoiando.
Meu filho Ainda não é fluente na lÃngua e enfrenta algumas dificuldades nesse quesito mas, o importante é que ele está se desenvolvendo e se adaptando ao novo mundo gradativamente. Essas coisas levam tempo e é imprescindÃvel respeitar o ritmo dele, sem pressão!
Sei que pra alguns pode parecer muito pouco mas, pra nós já é uma conquista imensa!!! A alegria, a força e a perseverança do meu filho, são meus combustÃveis pra vida! Obrigada pela oportunidade de compartilhar minha história com vocês!
A adaptação do meu filho no Japão: lÃngua, cultura, alimentação
Confira também:
Como ser gestante na Austrália
Viajando com os pequenos para a Disney! Oba!!!