Livros infantis para o Natal!
18.12.2013 – Embora o significado do Natal seja o nascimento de Jesus e tenhamos que deixar essa chama acesa na coração da criança explicando a data, contando essa história tão bonita e que sempre nos encanta, Natal também é dia de comemorar esse nascimento presenteando nossos filhos, a famÃlia, os amigos, e muitas vezes até quem não conhecemos.
A economia hoje não permite esbanjar, mas tem várias opções de presentes que podem agradar, e muito, principalmente quando uma pessoa não espera nem ser lembrada.
Abaixo sugestões de livros super legais, dicas que peguei pessoalmente na Livraria da Vila com duas atendentes super descoladas e apaixonadas por livros, a Damesca e a Bruna. Bom divertimento!
Este Chapéu Não É Meu
De  Jon Klassen – Editora: Martins Fontes
Um peixinho minúsculo rouba um chapéu minúsculo de um peixe enorme. Este é o tema de Este chapéu não é meu, de John Klassen. Com poucas palavras e belÃssimas ilustrações, o autor mais uma vez mostra seu senso de humor sarcástico e, no fundo, implacavelmente realista.
Cocô no Trono
De Benoit  Charlat – Editora: Companhia das Letras
“Cocô no Trono” é um livro divertidÃssimo para qualquer um, mas muito útil para quem se vê à s voltas com tantas mudas de roupa suja por dia. Estampado em formato grande, em páginas reforçadas e bem coloridas, um pintinho arretado tira sarro de vários bichos que já aprenderam a sentar no trono – e que fazem cada um sua “espécie” de cocô. Mas, ao final, ele também apresenta sua performance solo, e para completar ainda toca a descarga, tarefa que cabe ao leitor desempenhar, apertando um botão sonoro.
Olivia Ajuda no Natal
De Ian Falciner – Editora Globo – 3-5anos
Neste episódio natalino, que começa depois de um dia exaustivo de compras tÃpicas da época – de pinheirinho a presentinhos, presentes e presentões -, não faltam oportunidades para Olivia ajudar os pais. Por exemplo, pondo-se a alimentar seu irmão caçula, um bebê – que ela, ao lhe oferecer carinhosamente torta de amora, faz vomitar… Ou então tentando, claro, arrumar a árvore – e caprichando no enovelamento dos fios com lampadazinhas… Mas tudo termina muito bem, e, desta vez, com uma Olivia que, tão feliz quanto exausta, não titubeia em dormir. Nem que seja para continuar a festa sonhando…
Deixei o Pum Escapar
De Blandina Franco e José Carlos Lollo – Editora: Companhia das Letrinhas
Se você ainda não conhece o Pum, prepare-se: barulhento, fedido nos dias de chuva, ele está sempre no maior gás. Aliás, é exatamente por isso que um dia, depois que seu dono resolve soltá-lo no parque, ele dispara que nem um rojão e some sem deixar rastro. Todos ajudam nas buscas, mas sem sucesso! Para seu dono, a vida parece não fazer mais sentido. Até que, de repente, ele aparece – e traz com ele uma verdadeira turma do barulho…
A Carta de Hugo
De Tom Percival – Editora:Â Salamandra
O urso Hugo está triste: Tony, seu melhor amigo de todo o universo se mudou para bem longe. E, ainda por cima, está se divertindo muito ao lado de seus novos amigos. Junte-se a Hugo em uma grande aventura para entregar uma carta muito especial e garantir que a amizade entre ele e Tony seja ETERNA, de verdade!
Um Hino de Natal
De Charles Dickens – Editora: Global
Esta obra conta a história de Ebenezer Scrooge, um ancião solitário, mesquinho e rabugento, insensÃvel com o próximo, preocupado apenas com seus lucros e que detesta o Natal e a felicidade estampada no rosto das pessoas que estimam com alegria essa data. Scrooge trabalha com Bob Cratchit, um pobre homem pai de quatro filhos, sendo o caçula um deficiente fÃsico; apesar de todos os reveses da vida, Cratchit é feliz e gosta do Natal. Na véspera do Natal, voltando para casa, Scrooge se depara com o fantasma de Jacob Marley, também um homem mal, que fora seu sócio. Marley diz a Scrooge que está penando por ter sido ruim em vida e o mesmo poderá acontecer com ele. Diz ainda que seu destino pode mudar ao receber a visita dos três espÃritos natalinos. A narrativa de Dickens torna-se ainda mais brilhante com a tradução e adaptação de CecÃlia Meireles, que vem para aquecer o coração de todos com uma das histórias que melhor simboliza o verdadeiro significado do Natal.
O Mágico de Oz
L.Frank Baum – Editora Zahar
Levado aos palcos e à s telas, citado e cantado, lido e relido em todo o mundo, “O Mágico de Oz” é a mais famosa história infantil da literatura americana. Neste relançamento, após a passagem de um ciclone, Dorothy e seu cachorrinho Totó vão parar na estranah Teera de Oz. Ao lado de novos amigos – o Espantalho, O Lenhador de Lata e o Leão Covarde – encaram perigos e aventuras, desafios e seus próprios medos, num alonga viagem de volta, e de autodescoberta.
Os Oito Pares de Sapato de Cinderela
De  Marcus Aurelius Pimenta – Editora Alfaguara / Objetiva
Neste livro, a história de Cinderela ficou um pouquinho diferente… Ela continua querendo muito ir ao baile e, sem ter o que vestir, conta com a ajuda mágica da Fada Madrinha. Mas… e se ela fosse ajudada pela Fada do Verão? Iria de chinelos à grande festa? E se, por acaso, aparecesse a Fada do Inverno e inventasse de calçar botas em nossa gata borralheira? Em “Os oito pares de sapatos de Cinderela” é só trocar o calçado dessa divertida princesa que tudo pode acontecer.
Â
Os Gêmeos Templeton
De Ellis Weiner – Editora Rocco
Primeiro de uma série de aventura e humor para crianças e pré-adolescentes, Os Gêmeos Templeton têm uma ideia que utiliza de maneira original o mote dos heróis infantis espertos em embate com vilões adultos bobões, ao contar a história de dois gêmeos superinteligentes e criativos sequestrados por dois irmãos, também gêmeos, interessados em roubar as ideias do pai deles, um inventor genial, apesar de um pouco atrapalhado. Com uma narrativa repleta de charadas e trocadilhos e um narrador irreverente, o livro de Ellis Weiner ganha ainda mais charme com as ilustrações do premiado Jeremy Holmes.
A Extraordinária Jornada de Edward Tulane
De Kate Dicamillo – Editora: Martins Fontes
Era uma vez uma casa na rua Egito, onde morava um coelho chamado Edward Tulane. O coelho era muito feliz: pertencia a uma menina chamada Abilene, que o tratava com o maior cuidado e o adorava. Mas um dia o coelho se perdeu e foi obrigado a viajar, das profundezas do oceano até a rede de um pescador, do topo de um monte de lixo até a fogueira de um acampamento de mendigos, da cama de uma criança doente até as ruas de Mênfis. Nessa aventura extraordinária, Edward aprendeu a amar, sofreu perdas e voltou a amar.
Matilda
De Roald Dahl – Editora Martins Fontes
Matilda adorava ler. Passava horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Mas, quanto mais ela lia e aprendia, mais aumentavam seus problemas. Os pais viam televisão o tempo todo e achavam muito estranho uma menina gostar tanto de ler. A diretora da escola achava Matilda uma fingida, pois ela não acreditava que uma criança tão nova pudesse saber tantas coisas. Depois de mil peripécias, em que tentou se livrar da tirania dos pais e da diretora, Matilda acabou encontrando a compreensão de uma professora, srta. Mel, com quem foi morar.
Pippi Meialonga
De Astrid  Lindgren  – Editora: Companhia das Letrinhas
PÃppi é uma menina de nove anos incrivelmente forte. Não tem pai nem mãe e mora sozinha, mas feliz da vida. Seus companheiros são um cavalo e um macaquinho. Ela mesma faz suas roupas – bem esquisitas – e sua comida – biscoitos, panquecas e sanduÃches. Destemida e sapeca, lembra a EmÃlia do SÃtio do Pica-Pau Amarelo. Pippi tem sempre uma resposta na ponta da lÃngua, está sempre inventando histórias e demonstra grande confiança em si mesma. Dá uma surra em cinco meninos brigões, engana os policiais que querem levá-la para um lar de crianças, põe dois ladrões a correr e enfrenta um touro a unha. Nada convencional e um tanto anárquica, causa espanto e confusão por que realiza sonhos de liberdade e aventura.
Â
Winn-Dixie, Meu Melhor Amigo
De  Kate Dicamillo – Editora Martins Fontes
Num dia de verão, India Opal Buloni, de dez anos, vai ao mercadinho local para comprar comida e volta para casa com um cachorro. Winn-Dixie não é um cachorro comum. Pode ser grande, magro e malcheiroso, mas também tem o sorriso mais cativante. É por causa de Winn-Dixie que Opal acaba conhecendo algumas pessoas surpreendentes e faz novos amigos. É por causa de Winn-Dixie que finalmente ousa perguntar ao pai sobre sua mãe, que foi embora quando ela tinha três anos. Na verdade, quase tudo o que aconteceu naquele verão foi por causa de Winn-Dixie. Leia mais sobre as descobertas deste cachorro extraordinário e uma multidão de personagens nesta história encantadora.
Você pode gostar de ler:
Todo brinquedo é unissex?
Presenteie com brinquedos que desenvolvem
Dia das Crianças? Presenteie com livros!