“80% das crianças deixam de ter os sintomas da asma até os 6 anos”
03.07.2018 – Não existe, ainda, uma medicação que cure a asma. Tratamentos utilizados atualmente, entretanto, previnem e até mesmo deixam as crianças completamente sem os sintomas da doença. A afirmação é do pneumologista pediátrico, mestre e doutor em saúde da criança e adolescente pela Universidade Estadual de Campinas Alfonso Alvarez.
“Nas crianças, o prognóstico da asma é, na maioria das vezes, excelente. Isso porque 60% delas deixam de apresentar os sintomas da doença até os 3 anos de idade, e outras 20% até os 6 anos. Apenas 20% das crianças asmáticas continuarão sentindo os incômodos da asma na adolescência e na vida adulta”.
“Apenas 20% das crianças asmáticas
continuarão sentindo os incômodos da asma
na adolescência e na vida adulta”
Segundo o especialista em Pneumologia e Alergia Pediátrica, o bom prognóstico da asma nas crianças deve-se a tratamentos inalatórios que visam não a cura da doença, mas a prevenção de sintomas como tosse contÃnua, chiado no peito e falta de ar.
“Nas crianças até 6 anos de idade, são utilizados sprays inalatórios através de máscara e espaçador. Já no caso dos pequenos maiores de 6 anos, são usados dispositivos com a medicação em pó, que deve ser inalada. Existem também medicações orais para a prevenção da asma”, explica.
Questionado sobre a segurança dos tratamentos inalatórios, Alfonso garante as medicações são extremamente confiáveis quando utilizadas na dose correta. Nesse caso, não há efeitos colaterais sérios ou a ocorrência de vÃcios.