5 ideias para ser criativo com as férias escolares
21.01.2020 – Todos os anos, pais precisam se reinventar para tornarem as férias de seus filhos agradáveis e proveitosas. Atividades em casa, passeios na cidade ou até mesmo viagens são os caminhos mais pensados na hora de diversificar a rotina das crianças e dos adolescentes. Pensamos em 5 ideias para ser criativo com as férias escolares, preparada?
Veja dicas que encontramos na internet e da coordenadora infantil Daniela Munerato, que explicam como as férias são para recarregar as energias para mais um ano que vem pela frente.
Atividades e ideias criativas
Crie uma lista de desejosÂ
O ideal é escutar as crianças e perguntar o que elas gostariam de fazer durante o perÃodo. É interessante também convidá-las para fazer um calendário de atividades.
Busque situações simples que possam virar memórias
É importante que as crianças vivam experiências que se tornem memórias. Não é preciso uma viagem: uma maneira simples é buscar situações comuns, mas que ofereçam possibilidades de lembranças.
Amplie conhecimento de mundo
Ir para parques, museus e lugares onde é possÃvel observar outras pessoas pode ser uma alternativa. Mas para dias em que todos estão em casa, é possÃvel pensar em atividades prazerosas e que envolvam toda a famÃlia.
Valorize o ócioÂ
É importante que as crianças tenham momentos de descanso, mas não significa ausência de rotina. Para os menores, lembre-se da importância de evitar mudanças drásticas no sono, pois isso pode causar um desconforto fÃsico e até um estresse desnecessário na criança. Já para os mais velhos, a atenção dos pais em relação ao uso dos aparelhos eletrônicos e incentiva que toda a famÃlia se comprometa ao uso saudável e não prolongado de celulares, computadores, videogames e televisores.
Desenvolva autonomia das crianças e dos adolescentes
Esse tempo pode ser utilizado para desenvolver a autonomia das crianças e dos adolescentes. Para quem for viajar é interessante incentivar os filhos a ajudarem a arrumar a própria mala ou até mesmo — no caso dos maiores — fazerem sozinhos. Se for ficar em casa, deixar uma tarefa, por exemplo, pedir para ajudar a montar a mesa.
O convÃvio e as experiências junto à famÃlia ou amigos são as relações mais importantes. Valorize o tempo com seus filhos!