5 dicas para incentivar o empreendedorismo nas crianças

24.03.2015 – O sistema de ensino tradicional orienta a criança a ler e escrever, a somar e subtrair, dá noções de gramática, história e geografia. No entanto, a formação de um indivíduo vai além do conteúdo das escolas: a inteligência não se resume em solucionar problemas matemáticos ou agir conforme testes de quociente intelectual.

Fica a cargo dos pais a responsabilidade de desenvolver e potencializar outras habilidades em seus filhos para garantir que eles se tornem indivíduos realizados e produtivos para a sociedade. Um bom exemplo é o incentivo ao empreendedorismo, competência fundamental para a realização de sonhos e paixões.

5 dicas para incentivar o empreendedorismo nas crianças:

Mom teaching daughters about money. --- Image by © Hero Images/Corbis1. Educação Financeira – Desde cedo as crianças devem aprender a lidar com dinheiro. “Um excelente exercício é realizar um bazar ou colocar à venda na internet os brinquedos e roupas não usados há mais de um ano. Deixe seu filho à frente de todo o processo, desde a definição dos preços até a negociação, assim, ele começará a ter noções do valor de cada produto e treinará seu poder de argumentação”, orienta Villela da Matta, presidente da SBCoaching. Metade do dinheiro arrecadado deve ir para poupança e a outra metade poderá ser gasta com o que a criança preferir. “É mais fácil criar o hábito de guardar dinheiro desde cedo quando ainda não existe uma associação de dor ao poupar do que na fase na adulta”, aconselha o coach.

 

0,,69798864,00

 

2. Estabeleça metas – Um modo de incentivar os pequenos a definir e alcançar seus objetivos é pedir a eles que anotem seus principais sonhos e definam o mais importante. Depois, é preciso ajudá-los a descobrir medidas eficientes e mantê-los focados para concretizar tal meta.

 

 

 

 

3. Aprender com os erros – “As crianças devem ser motivadas a aprender algo com seus erros. É fundamental que elas tirem uma lição de todas as experiências e percebam o que pode ser feito de maneira diferente da próxima vez”, explica o coach.

 

 

 

 

 

4. Ensine-o a comunicar-se bem e a evitar conflitos –Mostre que a educação e o respeito ao próximo são a base para a resolução de problemas e demonstre que manter contato visual durante uma conversa, assim como ter boas habilidades de escrita, contribui para uma comunicação eficiente. Ensine seus filhos a falar devagar, a apresentar uma boa argumentação e a evitar abreviações na hora de escrever.

 

 

 

5. Valorize a criatividade – As crianças possuem uma imaginação fértil, portanto, pode-se direcionar este talento para que elas adquiram habilidades de resolução de problemas e desenvolvam a criatividade. “Leia para seus filhos à noite e reserve alguns dias da semana para estimulá-los a criarem histórias a partir de alguns elementos chaves como um pneu, uma blusa de capuz vermelho e um sapo. Eles ficarão motivados a criar a partir de algo divertido”, finaliza Villela.

 

 Fonte: Sociedade Brasileira de Coaching.

 

5 dicas para incentivar o empreendedorismo nas crianças

@ Mães Amigas

Escrito por: @ Mães Amigas

Confira os 1936 posts publicados pela @ Mães Amigas

Veja Tamb?m