Como fazer papinha de fruta cozida
19.08.2013 – Se o seu bebê está na fase da introdução de alimentos sólidos, a papinha de fruta certamente fará parte de seu dia-a-dia. As frutas “in natura”, são sempre as melhores opções, já que não haverá perdas de nutrientes e de fibras ocorridas pelo cozimento. Mas, as papinhas de frutas cozidas também poderão fazer parte do cardápio do bebê. Algumas frutas, como a maçã, podem ter sua acidez diminuída com o cozimento, o que seria um benefício para aqueles bebês com muito refluxo. Mas, isso não significa que essa fruta seja contra indicada “in natura”.
Alguns detalhes são importantes na hora de preparar uma papinha de frutas cozida. É importante não exagerar na quantidade de água, já que os nutrientes que se soltam da fruta vão ficar na água de cozimento e, portanto, ela deverá ser totalmente aproveitada na papinha. Não acrescente açúcar, deixe seu bebê apreciar apenas o sabor leve e adocicado da própria fruta. Caso queira, você poderá acrescentar alguma fonte de fibras, como farelo de aveia, por exemplo, ela deixará a papinha mais consistente e com um sabor especial. Não se esqueça de que o mel não é recomendado para crianças menores de 1 ano, pelo risco de botulismo.
Agora uma receitinha especial!
Papinha cozida de maçã com pêra
Ingredientes:
– 1 maçã
– 1 pêra
– Água
Modo de Preparo:
– Lave e descasque a maçã e a pêra. Retire o miolinho duro onde ficam as sementes.
– Corte em pedaços pequenos e coloque em uma panela pequena com tampa.
– Adicione 50 mlde água (a fruta soltará água durante o cozimento também) e cozinhe pelo menor tempo possível.
– Esmague com um garfo ou passe pela peneira, dependendo da fase em que seu bebê estiver. Não esqueça de utilizar a água do cozimento para dar consistência de purê para a papinha.
– Armazene em recipientes de vidro ou de plástico, livre de bisfenol. Guarde na geladeira por, no máximo, 24 horas ou congele por até 3 meses.
Como fazer papinha de fruta cozida
Confira também:
Receita de espinafre para bebês
Como congelar a papinha do bebê
Papinha no liquidificador, pode ou não pode?
Temperando a papinha do bebê