Vacinas: saiba a importância de manter em dia
12.02.2020 – A volta as aulas já começou e os pais devem redobrar a atenção para evitar o contágio por doenças que podem ser transmitidas na escola. Por isso, as vacinas são importantes durante o desenvolvimento infantil.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que as vacinas das crianças e dos adolescentes estejam em dia para prevenir casos de doenças de transmissão interpessoal, considerando o convÃvio em ambientes coletivos, como as salas de aula.
Doenças
Uma das doenças graves que pode ser transmitida é a meningite meningocócica, uma infecção bacteriana das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo causar sequelas e até mesmo levar a óbito. Até 23% dos adolescentes e adultos jovens podem ser portadores da bactéria causadora da meningite meningocócica e podem transmitÃ-la para outras pessoas através da saliva e partÃculas respiratórias, sem necessariamente desenvolver a doença. Por isso é importante a prevenção.
Vacinação
O Ministério da Saúde orienta a vacinação das crianças e dos adolescentes de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e todas as vacinas recomendadas no PNI estão disponÃveis gratuitamente nos postos de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) possuem calendários de vacinação com recomendações que complementam o PNI, abrangendo também vacinas que atualmente só estão disponÃveis na rede privada para a imunização das crianças e jovens.