Selos alimentÃcios que você precisa conhecer
13.05.2019
Você é daquelas que procura, sempre que possÃvel, ler os rótulos dos alimentos e entender seus selos e certificações? Se sim, saiba que sua prática é essencial para aprendermos mais sobre o que consumimos e o impacto que tal produto pode ter na nossa saúde e meio ambiente. Se não, é melhor repensar seus hábitos, concorda?
Selos alimentÃcios que você precisa conhecer
1. Serviço de Inspeção Federal (S.I.F)
Talvez o mais importante, dentre os selos e certificações aqui citados, o S.I.F é emitido pelo Ministério da Agricultura, o que garante que seu produto de origem animal, como carnes, pescados, leite e derivados, ovos, mel e cera de abelha, tenha passado pelos testes de qualidade instituÃdos e regulamentados pelo governo.
Principais doenças causadas por contaminação de carnes em geral: salmonela, cisticercose, amebÃase, ciguatera, entre outras.
2. Selo ABICABÂ
Este selo, emitido pela ABICAB (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas), garante a segurança do consumidor em relação aos produtos citados.
Perigos: para o amendoim, existe a possibilidade de contaminação por aflatoxinas, que são relacionadas ao desenvolvimento de doenças como cirrose, hepatite b, hemorragia renal e câncer hepático.
3. Orgânico
Essa certificação, conferida pelo SisOrg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica), garante ao consumidor a ausência de agrotóxicos, adubos quÃmicos e transgênicos, através da emissão de um certificado, que é a garantia de que aquele produto é diferente dos demais.
*Para vender na feirinha, o produtor sem certificação deve apresentar um documento chamado Declaração de Cadastro, que demonstra que ele está cadastrado junto ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e que faz parte de um grupo que se responsabiliza por ele. Neste caso, só o produtor, alguém de sua famÃlia ou de seu grupo pode estar na barraca, vendendo o produto. Essa Declaração deve ser mostrada sempre que o consumidor e a fiscalização pedirem.
4. Sem glúten
Este é o principal selo destinado a produtos livres de glúten, seguros para ser consumidos por pessoas que tenham intolerância a essa proteÃna ou doença celÃaca.
Para receber a certificação, o produto pode ter no máximo 10 ppm (10 partes por milhão) de glúten, devendo ser submetido à GFCO periodicamente para análise. Além disso, a fábrica deve passar por auditorias anuais.
5. Certified Humane
Certificado pela Ecocert, este selo está normalmente em carnes e outros produtos de origem animal, como ovos, leite, queijos e lã. Significa que os animais foram bem tratados antes de serem abatidos, e não viveram em condições insalubres.
A principal missão é melhorar a vida dos animais criados em fazendas e granjas direcionando a demanda do mercado para produtos elaborados com práticas mais humanizadas e responsáveis de criação.
6. Rainforest Aliance
Certificados pela Imaflora no Brasil, os produtos que têm este sÃmbolo respeitam tanto o meio ambiente quanto as condições de salubridade dos trabalhadores. Portanto, é encontrado em produtos agropecuários, como laranja, café e carne.
7. Fair Trade
Quando um produto porta este selo, respeita o meio ambiente, elimina a intermediação comercial especulativa e garante pagamentos justos.
Por ser uma alternativa ao comércio convencional, é baseada na parceria entre produtores e consumidores, que visa melhorar as vidas e reduzir a pobreza por meio de práticas comerciais éticas. A finalidade do sistema de certificação Fairtrade é assegurar aos consumidores que os produtos adquiridos respeitem normas sociais, econômicas e ambientais especiais.
8. SVB Vegano
Certificação que garante que nenhum tipo de ingrediente de origem animal é utilizado no produto. Esta é uma certificação não obrigatória que visa atender uma demanda crescente dos consumidores, permitindo que eles evitem produtos que contenham leite, ovos, carnes e outros elementos de origem animal.
Observação:
Apesar da existência de alguns selos que garantem a qualidade e a não presença de doenças, não podemos depender apenas dos selos, é necessário fazer um armazenamento em local apropriado, como ambiente seco e fresco, e o consumo deve ser feito em curto perÃodo, verificando sempre o prazo de validade.