Sangramento do nariz o que fazer e como prevenir
30.09.2015 (Atualizado em 25.01.2019) – O tempo seco tem deixado muitas mães desesperadas! O motivo? Sangramento do nariz.
Na semana passada, eu acordei e o Miguel estava com a cara toda ensanguentada. Confesso, já enfartei muito ao me deparar com essa cena, mas foram tantos episódios ao longo desses 4 anos que, com o tempo, aprendi a olhar, limpar e apenas pensar “preciso passar mais sorinho durante o dia”.
Ontem foi a vez do Murilo. Primeira vez! Levantei, fui espiá-lo e lá estava ele todo cheio de sangue. A minha reação foi bem de mãe de segunda viagem com experiência no assunto rs “Putz! Mais um filho que sangra o nariz.”
Esse problema afeta não só as crianças, mas pessoas de todas as idades. Para entender um pouco mais sobre o sangramento do nariz, suas causas e prevenções, o nosso colunista e pneumologista pediátrico, Dr. Alfonso Eduardo Alvarez, respondeu as perguntas abaixo.
Sangramento do nariz
O que causa o sangramento do nariz? O sangramento do nariz, cujo nome medico é Epistaxe, é causado quando pequenos vasos (veias ou artérias) que passam pela mucosa do nariz se rompem. Existem dois tipos de Epistaxe: 1 – anterior (90% casos aproximadamente), ou seja, mais próximo da parte externa do nariz. Normalmente neste caso o sangue sai pelas narinas. 2 – posterior (10% casos aproximadamente), ou seja, mais no interior da fossa nasal. É menos comum, mas com efeitos mais graves, geralmente o paciente acaba deglutindo o sangue. De forma geral a Epistaxe ocorre mais frequentemente nos dias de tempo seco. A mucosa nasal fica ressecada e mais susceptÃvel a apresentar ruptura dos vasos, por isso é muito comum em nossa região nos meses de outono e inverno. A Epistaxe é um sintoma muito frequente, duas vezes por semana durante um mês, calcula-se que 60% das pessoas apresentarão algum episódio de Epistaxe durante a vida. Acomete principalmente crianças e idosos.
Tem algum sinal de alerta para a mãe ficar preocupada e ir ao médico?
O maior problema é quando o sangramento ocorre de forma muito intensa, o que é raro, pois apenas 6% das Epistaxes necessitam de tratamento médico para conter o sangramento.
Outra situação que precisa de atenção é quando a Epistaxe ocorre de forma repetida. Neste caso deve-se levar a criança ao pediatra para que seja investigado se há algum fator local ou sistêmico que esteja favorecendo esse quadro. Os fatores mais comuns estão citados abaixo.
Fatores locais:
- Deformidades anatômicas
- Inflamação secundária a infecções do trato respiratório como sinusite
- Rinite alérgica
- Corpos estranhos
- Tumores intranasais
- Cirurgias prévias
- Trauma
Fatores sistêmicos:
- Uso de alguns medicamentos
- Alterações da coagulação do sangue
- Problemas cardÃacos
- Leucemias
- Hipertensão arterial
- Doenças infecciosas
- Má-nutrição (especialmente anemia)
- Doenças vasculares
O que fazer durante o sangramento?
Na maioria das vezes o sangramento é auto limitado.
O importante é realizar o procedimento correto para parar o sangramento.
1) Deve-se manter a calma, sentar a criança de forma ereta, não levantar e nem abaixar a cabeça.
2) Deve-se então comprimir a parte lateral do nariz contra o septo do lado afetado por alguns minutos.
3) Após cessar o sangramento, não force para assoar o nariz pois poderá provocar novo sangramento.
4) Não introduza nada nas narinas.
5) Não tente limpá-las com cotonete, dedo, pinças, lenços, papel higiênico. Pode-se apenas aplicar soro fisiológico nasal para limpar as narinas.
Como prevenir?
Como sabe-se que a principal causa das Epistaxes é o tempo seco, nesta época do ano é fundamental a utilização de umidificadores no quarto da criança. Pode ser utilizado durante 3 horas de dia e 3 horas à noite, mas pode também ficar ligado a noite inteira, desde que no dia seguinte o quarto da criança seja bem arejado para evitar a formação de bolor (fungos) nas paredes.
Por que a maioria dos sangramentos ocorrem à noite?
A maioria das Epistaxes ocorre a noite pois, com a criança deitada a pressão sanguÃnea nos vasos nasais é maior do que com a criança sentada ou de pé, o que favorece o sangramento.
Sangramento do nariz
Leia também:
18 cuidados com o ambiente para pessoas alérgicas
Alergia respiratória em criança – Causas e Sintomas
Clima seco afeta saúde das crianças
