Quando devo levar meus filhos ao Pediatra?
16.06.2014 – Sou formada há 35 anos. Na minha época de faculdade e residência, vivi uma Pediatria essencialmente curativa. Nosso trabalho era voltado a tratar crianças desnutridas e doentes. Era raro encontrar uma criança que fosse amamentada ou com a carteira de vacinação em dia.
A partir da década de 80, várias ações, com comprovada eficácia, ajudaram a incrementar a capacidade resolutiva da atenção à criança. São elas: o incentivo ao aleitamento materno, o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, a aplicação de vacinas, a prevenção e controle das doenças diarreicas e das infecções respiratórias agudas.
Essas medidas fizeram a Pediatria passar de uma ênfase curativa para a preventiva.
Assim, embora no dia a dia do consultório tratemos de crianças doentes, o acompanhamento e o cuidado dispensado através da puericultura tem permitido alcançarmos o alvo, que é promover a saúde das crianças.
A Pediatria engloba a atenção à criança e ao adolescente e, portanto, o perÃodo do nascimento à idade adulta (de 0 até os 20 anos de idade). Nas consultas regulares, o pediatra acompanha o crescimento e desenvolvimento, incentiva a amamentação, orienta e cobra que as vacinas estejam em dia, dá orientações para a prevenção de acidentes e alterações de comportamento.
Quando devo levar meus filhos ao Pediatra?
As consultas com o Pediatra para controle de saúde devem obedecer às seguintes datas:
Ao nascimento
10 dias de vida
1 mês de idade
depois de mês em mês até completar 1 ano
A seguir, as consultas de rotina passam a ter intervalos maiores, devendo acontecer com:
1 ano e 3 meses
1 ano e seis meses
e, depois, a cada 6 meses até os 4 anos
No perÃodo de latência, que vai dos 4 anos até o inÃcio da adolescência, quando o crescimento é menos intenso, a criança deve ser vista pelo pediatra uma vez por ano.
A partir dos 8 anos e dos 9 anos e meio, respectivamente, as meninas e os meninos devem fazer retornos a cada 6 meses, pois podem entrar na puberdade (desenvolver caracteres sexuais secundários).
Quando se nota o primeiro sinal maturacional (aparecimento do broto mamário nas meninas e aumento do volume dos testÃculos no menino ou o aparecimento de pelos axilares ou pubianos em ambos os sexos), as consultas devem ocorrer em intervalos menores (a cada 3 ou 4 meses).
Eu, particularmente, no primeiro mês de vida, costumo marcar retornos semanais para ajudar as mães no estabelecimento da amamentação.
Fora desta rotina, as crianças devem ser vistas pelo pediatra sempre que houver alguma demanda.
Você pode gostar de ler:
Até quando devo escovar os dentes do meu filho?
Viagem de avião com bebê
Febre: o que é, quando e como tratar
Quando vacinar e quando não vacinar