Decoração quartos de crianças de 0 a 3 anos
09.03.2016 – Os quartos infantis são os cômodos mais especiais da casa. Delicada e lúdica, a decoração tem o objetivo de ser prática para os pais e, ao mesmo tempo, levar as crianças para um mundo mágico da imaginação, um lugar ideal onde podem se divertir, fazer novas descobertas e aprender.
Um bom passo para começar é pensar em um tema envolvente, que inspire a composição como um todo e ajude na escolha da paleta de cores. Qual o tema das histórias preferidas dos seus filhos? Princesas? Piratas? Animais na floresta? Cada um deles pode ser reinterpretado no ambiente e ainda trazer boas inspirações para móveis e acessórios.
O tema navy, por exemplo, é muito inspirador para crianças que adoram uma aventura marÃtima e pode ser lembrado nos tons de azul, nos bichinhos de pano ou pelúcia escolhidos, e até mesmo nas estampas de almofadas e edredons.
Nos quartos de crianças, a decoração deve fazer parte do ato de brincar, ao mesmo tempo em que torna o ambiente aconchegante. Um guarda-roupas perde a função única de móvel organizador, por exemplo, e ganha um papel importante na diversão com um revestimento especial de lousa.
Quartos infantis devem ser ricos em detalhes. E não estamos falando apenas de objetos decorativos! A peça multifuncional em formato de hipopótamo embeleza um quarto com tema de animais, ao mesmo tempo em que serve como banquinho e até mesinha de cabeceira para as camas infantis.
As cores escolhidas para o quarto infantil devem ser calmas e sutis, mas isso não quer dizer que precisam ser necessariamente claras. As paletas mais gritantes, como o vermelho intenso e o amarelo ovo, devem ser evitadas para não estimular demasiadamente as crianças, dificultando o descanso e o sono. No entanto, os tons mais fortes, como o azul marinho e o marrom podem ser usados sem cautela.
No planejamento do quarto, não esqueça de reservar um local especial para brincadeiras no chão. Você pode optar por edredons acolchoados macios e antialérgicos, próprios para serem colocados junto ao piso, ou mesmo escolher montar o chão da brinquedoteca com as já tradicionais peças de EVA em formato de quebra-cabeça.
Aproveite a oportunidade de montar o quarto do seu filhote para pensar cada detalhe com todo o carinho, de forma a criar o ambiente ideal para que ele nutra sua criatividade e curiosidade sobre o mundo.
Crédito do conteúdo (texto e imagens): Westwing – Casa e Decoração