O retorno à boa forma: exercÃcios no pós-parto
21.05.2013 – Após nove meses de espera, a chegada do bebê dá inÃcio a uma nova fase da vida. Desse momento em diante, dentre as alegrias que o nascimento de um filho proporciona, uma nova preocupação começa a aparecer na vida da mãe: entrar em forma. Para a rotina diária, o retorno a uma atividade fÃsica irá ajudar a melhorar o humor, a controlar o stress da nova função de ser mãe e também ajudar na qualidade do sono, devido à s endorfinas liberadas durante o exercÃcio.
Para emagrecer com saúde, sem cirurgia, é preciso paciência, perseverança e prevenção. Pensando nisso, seguem algumas dicas:
1 – Quando retornar à atividade fÃsica?
Para o retorno ao exercÃcio fÃsico, é essencial que haja a liberação médica. A rotina de exercÃcios pode ser retomada gradualmente e deve ser individualizada. Geralmente, o especialista recomenda que se reinicie a prática de exercÃcios após 45 dias do parto, desde que tudo tenha corrido bem na recuperação do processo cirúrgico.
2 – Quais os benefÃcios do exercÃcio fÃsico pós-parto?
Os principais benefÃcios do exercÃcio são a manutenção da aptidão fÃsica e da saúde, controle do peso e recuperação pós-parto mais rápida. As recomendações do American College of Sports Medicine é que a atividade fÃsica seja feita antes e depois do parto, desde que haja liberação médica.
3 – Como iniciar ou reiniciar as atividades?
O recomeço deve acontecer de maneira leve e com progressão gradual. O ideal é que a atividade seja de leve a moderada e, se a pessoa já praticava atividades durante a gestação, que seja de mesmo tipo ou grau de intensidade, ao menos nas primeiras semanas. Caso as condições fÃsicas e médicas permitam, a mulher pode, após um perÃodo de adaptação, realizar exercÃcios vigorosos para reduzir o acúmulo de gordura e a flacidez muscular que ocorre de forma natural durante o perÃodo de gestação.
4 – Quais as atividades mais indicadas para recomeçar?
As atividades que trabalhem na sustentação do assoalho pélvico e da musculatura abdominal, na redução do peso, na prevenção de lesões, na melhora de postura e no alÃvio de dores. Os exercÃcios no pós-parto terão influência positiva mesmo para mulheres que nunca o realizaram. Deve ser direcionado conforme as necessidades individuais e, para isso, o programa deve ter uma avaliação realizada por um profissional que entenda o que ocorreu no perÃodo gestacional e qual a necessidade atual da mulher.