Encoraje o pensamento criativo da criança
31.10.013 – Há dois anos me joguei nessa nova experiência de fazer oficinas com as crianças, eu continuo em processo de aprendizado, mas já posso querer defender algumas causas a partir disso. Nesta coluna, quero dividir algumas dessas inquietudes, além, é claro, de compartilhar os nossos tutoriais de oficinas fáceis e baratas, feitos com o maior carinho para as Mães Amigas.
“O sol não é azul, é amarelo.”
Em algumas de nossas oficinas, os pais são convidados a participar da atividade com as crianças e isso geralmente só tem bons frutos, pois integra e fortalece a relação de pai e filho. Porém, algumas vezes, escuto coisas como: “Filho, mas o sol não é azul, é amarelo” ou “Mas isso tá horrível, essa perna está maior que a outra”. Em outras situações, os pais acabam assumindo a atividade frente à equivocada percepção de incapacidade dos filhos, “Então dá aqui, deixa que a mamãe faz, você não sabe fazer…”. Quando isso acontece, a reação da criança é notável e triste, elas geralmente param a atividade, ficam frustradas ou até mesmo choram. Isso aperta o meu coração…
Essa interferência pode parecer benéfica e educativa aos olhos dos pais, mas é claramente negativa e limitante.
É através do julgamento do bonito ou feio, certo ou errado, que os pais se munem de argumentos para criticar os desenhos, objetos e esculturas feitos pelas crianças.
Pintar o céu de amarelo, fazer um elefante rosa, fazer um homem com três pernas, fazem parte do processo de desenvolvimento, da imaginação, da descoberta e dos simbolismos da criança, e a repressão e o julgamento dos pais neste momento só contribui para desencorajar o pensamento criativo.
Este poema, feito pelo pedagogo e educador Loris Malaguzzi, ilustra bem o que estou tentando dizer. Então, o meu convite para a atividade de hoje é que você reflita se está incentivando que a sua criança continue com os 100 modos de pensar, de falar etc.
Boa diversão e até a próxima!
“(…)
A criança tem cem línguas
cem mãos
cem pensamentos
cem modos de pensar,
de brincar e de falar.
Cem, sempre cem
modos de escutar
de admirar-se e de amar
(…)
A criança tem cem línguas
(e depois cem, cem, cem)
mas são-lhe roubadas noventa e nove
(…)”
Passo a passo para fazer um fantoche
(Clique na imagem para ampliar)
Divirtam-se!