Como saber se estou em trabalho de parto?
12.02.2014 – Uma das dúvidas mais frequentes das futuras mamães com relação ao parto é: “Como saber se estou em trabalho de parto?”. Fique tranquila, o corpo dá alguns sinais de que você está entrando em trabalho de parto. Estes podem aparecer em momentos próximos ou em momentos diferentes.
Quais são os sinais e como saber se estou em trabalho de parto?
Perda do tampão mucoso:
O tampão mucoso é como uma massa de muco que fica no orifÃcio do colo uterino e que protege o útero de infecções.
Pode ser eliminado desde de algumas horas até alguns dias antes do parto. Em geral, tem aspecto de clara de ovo um pouco mais espessa. Pode também ter a coloração amarronzada, semelhante a borra de café ou vir acompanhada de raias de sangue.
A saÃda do tampão mucoso é apenas um sinal de que seu corpo está caminhando para o parto, não é um sinal de que o trabalho de parto começou.
Rompimento da bolsa:
A bolsa pode romper bruscamente na forma de um grande jorro de água ou delicadamente, um gotejamento constante que faz com que a mulher sinta a calcinha sempre úmida. Depois que a bolsa se rompe o parto pode começar no prazo de algumas horas, geralmente em até 24 horas.
É comum as mulheres ficarem em dúvida se a bolsa se rompeu ou se está “escapando” xixi, uma vez que, no final da gestação, a bexiga fica muito comprimida. Para diferenciar, observe as caracterÃsticas do lÃquido eliminado. O lÃquido amniótico tem odor semelhante à água sanitária e a sua cor, em geral, é clara.
Estando o lÃquido com suas caracterÃsticas normais, não há necessidade de ir correndo para o hospital. O bebê só irá nascer depois que as contrações iniciarem.
ATENÇÃO: O lÃquido eliminado deve ser claro, caso esteja esverdeado, avisar o médico para avaliação.
InÃcio das contrações:
Muitas vezes a mulher pode passar alguns dias com contrações que entram e saem do ritmo.
As contrações indicam o inÃcio do trabalho de parto quando estiverem ritmadas e com intervalos regulares. Estas contrações vão progressivamente aumentando com o passar do tempo, em termos de frequência e intensidade e não diminuem com o repouso. Você pode ter dor na região lombar das costas, muitas vezes acompanhada de uma cólica parecida com a pré-menstrual.
Uma boa dica se tiver dúvidas é, tome um banho bem relaxante e deite um pouco, se as contrações forem diminuindo ainda não é o verdadeiro trabalho de parto.
O importante é estarmos tranquilas e em sintonia com o nosso corpo, assim saberemos quando chegar a tão esperada hora de conhecermos nosso bebê.
Compartilhe com a gente! Quais foram os sinais de que seu trabalho de parto iniciara?