Como proteger minha casa contra escorpiões?
22.04.19
As altas temperaturas favorecem o aparecimento de escorpiões, e aqui na região de Campinas, vem tornando-se comum o aumento de casos de picadas pelo animal.
Visto que algumas leitoras apresentaram dúvidas em como proteger a casa, principalmente as crianças, dos possíveis ataques de escorpiões, entramos em contato com alguns especialistas para nos esclarecerem algumas delas!
Barreiras Físicas
A tentativa de combate aos escorpiões por meio de dedetização tornou-se frequente, contudo, não é o método mais recomendado pelo Ministério da Saúde.
Coordenadora do programa de zoonoses na cidade de Campinas, Ellen Fagundes Costa Telle, alerta que o uso de produtos químicos para a dedetização do animal pode causar irritação nos escorpiões, fazendo com que se desalojem para outros locais, aumentando a possibilidade de acidentes.
Com base nisso, a Prefeitura Municipal de Campinas disponibilizou um material com orientações sobre como proteger as residências de maneira eficaz e sem a necessidade do inseticida.
Visto que a maioria dos escorpiões vem de redes elétricas abertas ou esgotos, as barreiras mecânicas, como tapar ralos e manter janelas fechadas, são as medidas mais eficientes no combate.
Lembrando que somente se o problema persistir, é necessária a intervenção de uma empresa dedetizadora, e é fundamental que o cliente esteja atento à algumas questões como a licença para poder atuar, a regulamentação dos produtos pelo Ministério da Saúde e se o responsável técnico tem de fato conhecimento na área para orientá-lo antes e depois do procedimento.
Inseticida eficaz
Um dos produtos mais conhecidos para eliminação do escorpião é o inseticida microencapsulado, que não gera deslocamento do animal. Porém, não adianta fazer a dedetização se não houver barreiras mecânicas impedindo a entrada de novos aracnídeos na residência, relembra Ellen.
O biólogo da Unicamp, Paulo Roberto, esclareceu que este processo de dedetização é o menos invasivo para os animais, pois as microcápsulas são colocadas no ambiente e se fixam no escorpião, liberando o veneno gradualmente, não irritando-o.
Também alerta que não é indicado usar venenos comuns de insetos em escorpiões, pois isso pode trazer os mesmos danos que o DDT.
*Sobre os riscos que o produto pode trazer à saúde, é dever dos responsáveis que irão aplicá-los informar aos moradores.