Como deixar seu bebê longe da gripe no inverno
18.05.2015 – Chega o outono e logo somos “presenteadas” com as gripes e resfriados, os bebês e as crianças então, nem se fala! Com o friozinho, as pessoas costumam frequentar ambientes fechados e aà a proliferação do vÃrus acaba sendo maior. Mesmo parecendo impossÃvel, podemos seguir algumas dicas para tentar evitar esse mal.
Como deixar seu bebê longe da gripe no inverno
1. Lave bem as mãozinhas:Â
Para os bebês e as crianças que já frequentam o berçário ou a escolinha, esse passo é fundamental. Como os pequenos possuem o hábito de colocar a mão em vários objetos e logo depois levá-la à boca, é muito comum que o vÃrus da gripe seja transmitido, por exemplo, através de um brinquedo, afinal se uma criança gripada espirrar próximo a ele ou encostar sua mão contaminada, este será um canal de transmissão.
2. Evite frequentar locais fechados ou com aglomerações:
O contágio da gripe se dá pelo ar a partir do momento em que uma pessoa doente espirra e libera gotÃculas de saliva contaminadas com o vÃrus. Assim, é recomendado que a criança frequente locais frescos, com maior circulação de ar.
A vacinação é importante para aumentar a imunidade da criança contra o vÃrus da gripe. Como a vacina é feita a partir do vÃrus inativo, ela induz a produção de anti-corpos e assim protege o bebê.
– Para os bebês abaixo de 6 meses: como eles ainda não podem tomar a vacina, é recomendado que todas as pessoas que possuem contato com o bebê sejam vacinadas, principalmente a mãe, já que, de acordo com Dra. Sheila Homsani, Diretora Médica da Sanofi Pasteur, os anticorpos produzidos pela mãe são transmitidos para criança via amamentação.
– Para os bebês acima de 6 meses: nesse caso, os pais podem escolher em dar a vacina trivalente ou a vacina quadrivalente (veja a diferença entre as duas nessa matéria) para a criança.
4. Faça a higiene nasal:
Estudos comprovam que limpar as mucosas nasais pode reduzir em 40% os dias em que as crianças sofrem de problemas respiratórios. Com a obstrução das narinas, o bebê possui dificuldades em respirar, mamar e até dormir. Para resolver esse problema é indicado usar cloreto de sódio 0,9%, sem conservantes (não causa ardência, queimação e irritação) pelo menos duas vezes ao dia. Fonte: Tino Assessoria.
Como deixar seu bebê longe da gripe no inverno
