Aulas de música para bebês
13.11.2013 – Muitas mães, interessadas em aprender e estimular seus filhos com brincadeiras musicais, procuram aulas de música para bebês ou musicalização. Estudos mostram que os bebês demonstram aptidão musical e se envolvem com as atividades propostas nas aulas.
Nos primeiros três anos de vida, a criança aprende com muita facilidade e velocidade, pois nesta fase as conexões cerebrais se desenvolvem de maneira intensa. A música atrai a criança e faz com que ela desenvolva a fala, a parte motora, a socialização, a escuta ativa, o fortalecimento do vínculo afetivo com o adulto que a acompanha nas aulas etc.
Mas, para que o bebê possa usufruir de tantos benefícios, é importante que o professor ofereça um repertório de canções e brincadeiras específicas à faixa etária, além de um espaço seguro e arejado, material sonoro rico e, ao mesmo tempo, próprio para ser manipulado sem oferecer perigo ao bebê.
Mas, como saber qual a melhor idade para iniciar esse tipo de atividade? Escolhi algumas dúvidas frequentes e vou tentar esclarecê-las.
A partir de que idade posso levar meu bebê para as aulas de música?
Quanto antes a criança iniciar a musicalização, melhor. É aconselhável principalmente a partir dos 8 meses, quando a criança já senta sem apoio. Ela deve ser acompanhada pelo pai ou pela mãe.
Quais as atividades desenvolvidas em uma aula de música?
Essas aulas geralmente são em grupo, pois um dos objetivos é o desenvolvimento da socialização. Para começar, são utilizadas canções que falam o nome de cada criança e cada um tem sua vez. Assim, a criança aprende a perceber o outro e, ao mesmo tempo, demonstra muita alegria quando todos cantam o seu nome na roda.
Ao começar a primeira música da aula, geralmente os bebês já ficam mais calmos e receptivos às atividades. Logo em seguida, são trabalhadas algumas canções que exploram diferentes estímulos, como por exemplo, as canções gestuais. Desta forma, o bebê vai aprendendo a relação do gesto e da fala e vai ampliando seu vocabulário e expressividade. Nestas canções, o professor utiliza brinquedos com efeito visual que atraem ainda mais a atenção dos pequenos.
Histórias cantadas ou histórias sonorizadas explorando uma temática (explorando sons do corpo, da casa, dos animais e da rua), também podem ser utilizadas, pois estimulam a atenção, a concentração e a percepção auditiva, o chamado “ouvido musical”, que é desenvolvido principalmente até aos seis anos.
Atividades explorando movimentos locomotores (andar, pular, galopar, saltitar) acompanhando diversos andamentos da música e brincadeiras de roda, também fazem parte das aulas, pois com o movimento, através de um repertório rico e diversificado, a criança brinca com seu corpo e interioriza os ritmos de forma natural, desenvolvendo não só a musicalidade e o vínculo afetivo com quem está dançando com ela, mas também seu raciocínio espacial-temporal.
Brincadeiras de colo, jogos musicais com parlendas (brincadeiras com as palavras), atividades em duplas são sempre um momento de diversão, onde a criança recebe o carinho e afeto no colo do adulto enquanto vivencia a pulsação e o ritmo da música.
Nas aulas, o professor de música oferece diversos objetos sonoros e materiais com texturas diferentes para que os bebês explorem e percebam através dos sentidos, manipulando de forma lúdica e prazerosa. Além de explorar e acompanhar as canções com instrumentos musicais (chocalhos, tambores, clavas, sinos, etc.), as crianças vivenciam a pulsação e o senso rítmico, percebem a intensidade (tocar forte ou fraco) sonora e o silêncio, a lateralidade (lado esquerdo, direito, para cima e para baixo), o que estimula também seu desenvolvimento psicomotor.
O canto (linguagem musical) sempre é a viga-mestra de todo o processo, contribuindo para melhorar a articulação de diversos sons da fala.
Depois de tantos estímulos e atividades divertidas, as crianças necessitam de um momento de relaxamento, onde acompanhados por uma música apropriada, recebem carinho do adulto, com instrumentos de massagem.
As aulas de musicalização para bebês são sem dúvida, um momento de grande prazer para os bebês e adultos que acompanham as aulas. Depois de cada aula, é comum os pais relatarem que seus filhos reproduzem as atividades em casa em alguns momentos. O familiar que vivenciou a aula poderá praticar as brincadeiras e repertórios de canções aprendidas, motivando seus filhos com a música desde cedo, de forma prazerosa e lúdica.
Quem vivencia música desde pequeno, se torna mais sensível, com uma concentração mais focada, com um ouvido mais apurado para aprender em qualquer área, além do aprimoramento do senso estético para escolher músicas de qualidade. A música faz bem para qualquer idade, então é bom que comecemos desde cedo.
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